Entre Gatos & Vets

Principais parasitas intestinais em felinos (parte 2)

Os parasitas intestinais de felinos são comuns, especialmente em gatos que têm acesso ao ambiente externo ou que não recebem vermifugação regular. Eles podem causar sintomas como diarreia, vômitos, perda de peso e até anemia.

Aqui estão os parasitas mais frequentes em gatos:

+ Principais parasitas intestinais em felinos (parte 1)

Protozoários: Nos gatos, os protozoários parasitas podem causar infecções que afetam principalmente o sistema digestivo, mas também outros órgãos em casos mais graves. A seguir, os principais protozoários que afetam os felinos:

a. Giárdia: provoca uma doença chamada de Giardíase. O parasita é um protozoário flagelado que infecta o intestino delgado. Os cistos são eliminados nas fezes e sobrevivem por longos períodos no ambiente. A transmissão se dá pela Ingestão de água, alimentos ou ambiente contaminado com cistos. Os gatos apresentam diarreia intermitente ou crônica, fezes pastosas e malcheirosas (às vezes com muco) e perda de peso. Risco para humanos: zoonose potencial, embora gatos raramente sejam fontes diretas de infecção.

b. Tritrichomonas: provoca a tricomoníase. É um protozoário flagelado que coloniza o intestino grosso. Mais comum em gatos que vivem em grupos ou ambientes com alta densidade populacional. A  transmissão é por  contato direto com fezes contaminadas. Os sintomas são diarreia crônica, com odor forte e presença de muco e inflamação no ânus ou região perineal.

c. Isospora: provoca a coccidiose. Infectam o intestino, especialmente em filhotes ou gatos com sistema imunológico debilitado. Sua transmissão é pela ingestão de oocistos presentes em fezes contaminadas ou no ambiente, e provocam uma diarreia, frequentemente com sangue ou muco, desidratação, perda de peso e apatia.

d. Toxoplasma: provoca a toxoplasmose. Os gatos são os únicos hospedeiros definitivos desse protozoário, ou seja, onde ele completa seu ciclo reprodutivo. Os oocistos são eliminados nas fezes e podem contaminar o ambiente, alimentos ou água.

e. Leishmania: A Leishmania causa a Leishmaniose, que pode se apresentar de diversas formas, incluindo lesões cutâneas e doenças generalizadas.

f. Cytauxzoan:  transmitido por carrapatos, pode causar febre, icterícia ( icterícia ) e pancitopenia, especialmente na estação dos carrapatos (meses de primavera e verão). Isto é excepcionalmente raro, ocorrendo apenas em certas regiões específicas.

Helvana Fassina

Últimas postagens

Arena de Verão de Jacaraípe tem fim de semana com esportes, recreação e diversão gratuita

A Arena de Verão da praia de Jacaraípe terá diversas atividades, entre elas, esporte como box, recreação infantil, bodyboarding, dança,…

27 minutos atrás

Racha de motos e barulho infernal tiram o sono de moradores em bairro nobre da Serra

Racha de motos e barulho infernal estão tirando o sono de moradores em bairro nobre da Serra. Crédito: Divulgação Fim…

2 horas atrás

Comunicado – 05/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Comunicados – 05/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…

4 horas atrás

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…

4 horas atrás