Se você é um daqueles que está contando as horas para a Black Friday, o Procon Estadual alerta para falsos descontos.
Faltam apenas três dias para a realização da quinta edição da campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Para quem está pensando em comprar algo, a primeira dica é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas virtuais participantes da campanha e até mesmo em lojas físicas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço, situação muito questionada pelos consumidores nas edições passadas.
O comércio eletrônico brasileiro movimenta bilhões de reais todos os anos. Preços mais baixos, facilidade em pesquisar os preços dos produtos em diferentes lojas e comodidade são alguns dos motivos pelos quais os consumidores optam pelas ‘lojas virtuais’. Com tanta facilidade e variedade de lojas, é preciso cautela antes de realizar a compra para evitar prejuízos com fraudadores e outros problemas.
O consumidor que vai participar pela primeira vez da Black Friday precisa saber que nem todos os produtos à venda nos sites credenciados participam da promoção. Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam claramente identificados e destacados.
A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, informa que os consumidores devem ter muita atenção no momento da compra porque muitas lojas virtuais e físicas se apropriam do nome Black Friday para aumentar as vendas.
Segundo ela, é uma fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais está relacionada à clonagem de sites, idêntica a das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor no momento em que pensa estar realizando a sua compra. Uma dica é pesquisar as lojas credenciadas no site www.blackfriday.com.br e observar o nome e endereço do site, no link que aparece na barra do navegador, que pode ser parecido, mas não é igual ao da loja oficial. Desconfie de boleto bancário como única forma de pagamento para evitar as ciladas virtuais.
Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas no site poderá reclamar. Também é objeto de reclamação o descumprimento à oferta, publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), mudança de preço no momento da finalização da compra e falta de informações claras sobre a empresa e o produto.
As reclamações podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória, das 09 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou no Faça Fácil Cariacica que atende também aos sábados até às 13 horas. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.
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