Categories: Economia

Procon de olho em abusos na compra do material escolar

A família de Diovanni Hoehene: pesquisa de preço e atenção na hora da compra. Foto: Fábio Barcelos

Neste período de volta as aulas, muitas dúvidas acompanham os pais e responsáveis na hora de comprar a lista de material escolar enviada pelas escolas. De olho nos abusos cometidos por algumas instituições de ensino, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Estadual alerta para a importância de observar cada item da lista, denunciando abusos.

Consumidores que se sentirem lesados podem registrar suas reclamações pelo atendimento eletrônico no site www.procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon do seu município ou na sede estadual do órgão, levando CPF, Carteira de Identidade e documentos que possam comprovar a reclamação. Dúvidas poderão ser solucionadas pelo telefone 151.

Indicar a marca, quantidade e quais produtos não podem faltar na lista são algumas das mais frequentes dúvidas dos pais e responsáveis pelos alunos. Os pais não são obrigados a aderir às escolhas das marcas preferidas pelas escolas. Em função disso, o Procon-ES preparou algumas orientações.

De acordo com informações do órgão, materiais de uso coletivo, como de limpeza e higiene, bem como utilizados na área administrativa, não podem constar na lista de material escolar. Caso sejam solicitados materiais que não fazem parte de atividades escolares rotineiras é importante que o consumidor cheque a finalidade, com as informações do plano de aulas.

Segundo o Procon, os pais têm todo o direito de não entregar tudo o que está sendo solicitado, caso não tenham comprovação de que os itens fazem parte das atividades rotineiras. Alerta ainda que os itens solicitados devem ser coerentes com a idade da criança ou do adolescente.

Sobre a taxa de material escolar, só é permitida se houver para o consumidor a opção de adquiri-lo por conta própria.

Economia e reclamações

Verificar o que pode ser reutilizado, elaborando em seguida uma segunda lista. Esta é uma dica do Procon para economizar na hora das compras de material escolar. É importante ainda pesquisar os itens em diferentes lojas, considerando para isso a infinidade de marcas e modelos.

Serviço:

Procon Estadual: Avenida Princesa Isabel, 599, 6º andar, Ed. Março, no Centro de Vitória, das 9h às 17h.

Procon Serra: PróCidadão; Avenida Talma Ribeiro Rodrigues, 5416, Portal de Jacaraípe.

Horário: 8hàs 12h e 13hàs 16h

Email: procon@serra.es.gov.br

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

4 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

11 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

12 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

12 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

13 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

13 horas atrás