O Procon da Câmara da Serra, o primeiro Procon Legislativo do Espírito Santo, completará em abril seis meses de funcionamento. Neste período, foram atendidas 1.054 reclamações de moradores da cidade, a maioria delas relacionada a problemas com financeiras.
O Tempo Novo conversou com o coordenador geral do órgão, Lucas Gobbo, que enfatizou que as financeiras são as campeãs em reclamações. “Também recebemos muitas reclamações relacionadas à telefonia, e a EDP tem contribuído para o descontentamento da população. Temos um resultado satisfatório na resolução das demandas dos consumidores, com 87% das tratativas resolvidas”, disse Lucas.
O coordenador explicou que a maioria das reclamações é resolvida nas audiências de conciliação ou por meio da Carta CIP, um ofício enviado diretamente ao fornecedor contendo a narrativa do problema feita pelo consumidor, os documentos que comprovam o suposto dano e a norma violada.
Além disso, a frente do Procon da Câmara da Serra está Geovana Lirio, coordenadora adjunta, que ressalta que o objetivo do órgão é intensificar, principalmente, a educação e a informação aos idosos. “Eles são frequentemente os mais prejudicados e precisamos instruí-los para que não enfrentem situações constrangedoras. Nosso intuito é que a população venha à Casa do Povo e não saia sem ser atendida. Estamos aqui para agir como mediadores, para que o consumidor possa voltar ao estabelecimento confiando no Procon. Aos fornecedores recorrentes, convidamo-los a vir até aqui para reajustarmos as práticas, visando a satisfação de todos”.
O Procon da Câmara da Serra funciona sem agendamento, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, por ordem de chegada. O telefone de contato é (27) 3251-8300, opção 3. “Muitas pessoas confundem este órgão com o Procon Municipal e, às vezes, chegam aqui por engano, mas acabamos por buscar informações para ajudá-las, de modo que não saiam daqui sem uma direção”, complementa a equipe.
Inaugurado em 9 de outubro de 2023, o Procon Legislativo é uma iniciativa do presidente da Casa de Leis, o vereador Saulinho, e recebeu o nome de Silvestre Miranda Junior, um ex-servidor da casa cujo legado de dedicação e compromisso com o serviço público deixou uma marca indelével
“Estamos fazendo história, consolidando a Câmara da Serra como a primeira câmara de vereadores do estado do Espírito Santo a ter um Procon Legislativo. Nossa iniciativa aproxima o consumidor dos seus direitos, facilitando o acesso a serviços essenciais de defesa do consumidor. Buscamos garantir um ambiente de consumo justo e equilibrado, fortalecendo a proteção dos direitos dos cidadãos da Serra.”