Dia 24 de novembro acontece a esperada Black Friday. E o Procon da Serra está trabalhando para coibir ações irregulares e propaganda enganosa sobre os descontos praticados durante a promoção.
Durante esse período de fiscalização, foram recolhidos materiais de divulgação que serão usados para comparação de preços nos principais pontos comerciais da cidade, como Laranjeiras, Serra Dourada, Jardim Limoeiro, Colina de Laranjeiras, Barcelona, Jacaraípe, Porto Canoa e Serra-Sede.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, a partir desta segunda, os fiscais vão retornar aos pontos visitados para verificar os descontos, já que em muitos lugares o período de Black Friday é ampliado e já começa dias antes. A ação vai ser finalizada no dia 30 de novembro.
O principal objetivo da ação é resguardar o consumidor de ofertas que não tenham descontos reais, o famoso e temido “metade do dobro”. Os fiscais reúnem folders, panfletos, materiais de divulgação que irão ajudar a comparar os preços que estavam sendo praticados com aqueles que serão oferecidos na Black Friday e saber se houve promoção de fato.
Caso seja constatado o uso de propaganda enganosa os estabelecimentos poderão receber autos de infração e multa, que pode variar de R$ 500 a R$ 6 milhões, dependendo do porte da loja.
Como resultado dessa fiscalização nas últimas semanas, foram emitidos 14 autos de infração sobre irregularidades como: falta de informação sobre data e horário de entrega dos produtos; falta de cartazes com telefone do Procon; falta do Código de Defesa do Consumidor; não exposição de preço de forma clara e ostensiva; falta de informação sobre formas de pagamento adotadas.
Paralelo a essa ação de fiscalização, o Procon pede que o consumidor também tenha alguns cuidados na hora de efetuar compras na Black Friday.
Dicas:
Compare preços dos produtos em pelo menos duas ou três lojas diferentes.
Fique atento se o desconto oferecido for muito alto. Observe se as mercadorias não são peças de mostruário, se não estão violadas, obsoletas ou encalhadas.
Verifique se o site em que pretende realizar a compra é verdadeiro e confiável. Veja se a loja existe, seu endereço físico e o canal de relacionamento com o consumidor (telefone, e-mail). Verifique se já não existem muitas reclamações, como produto não entregue, entregue fora do prazo.
Pergunte sobre a loja a amigos e familiares. Busque opiniões de quem já comprou no local.
Tome conhecimento sobre sites que fazem comparativos de preços. Assim, você poderá usar essa ferramenta para facilitar na busca pelo melhor preço.
Cuidado com e-mails de propaganda, que podem conter vírus e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos. O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço on-line, e não por meio de links duvidosos.
O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…
Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…
A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…