O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Espírito Santo divulgou nesta segunda-feira (16) a lista com as dez empresas capixabas mais problemáticas perante o consumidor. Entre janeiro e dezembro de 2014, foram encaminhadas ao órgão 55 mil reclamações dos consumidores capixabas. Destas, 8.740 demandas se tornaram processos administrativos, já que não foram resolvidas preliminarmente com mediação do Procon.
Segundo o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2014, as empresas líderes do ranking são Oi/Telemar, que ocupa o primeiro lugar na lista pelo 8º ano consecutivo. Em segundo lugar geral vem a Dadalto, seguida de Eletrocity, Vivo e Palladium. Logo depois, em sexto lugar, vem a Ricardo Eletro, Banco Banrisulo, Banco Bradesco, GVT e, em décimo lugar, a Caixa Econômica Federal.
Sobre o conteúdo das reclamações, destaque para cobrança indevida, vício na qualidade/defeito dos produtos, financiamento e descumprimento de contratos. Quando o fornecedor soluciona o problema, mesmo depois de aberto o processo administrativo, é classificado como Reclamação Fundamentada Atendida.
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