Categories: Arquivo

Procon Estadual intensifica fiscalização em postos de combustíveis

Durante a ação os fiscais verificam a qualidade do combustível. Foto: Divulgação

Com o objetivo de inibir condutas ilegais às normas de defesa do consumidor e resguardar a saúde e segurança da população o Procon Estadual está intensificando as ações de fiscalização nos postos de combustíveis da Grande Vitória e no interior do Estado.

No período de 23 a 25 de fevereiro, a equipe fiscalizou 12 postos de combustíveis e 23 revendas de gás de cozinha (GLP) localizados em Piúma, Itapemirim e Marataízes em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Do total de postos visitados, 05 foram infracionados por não possuírem placas da ANP com informações obrigatórias como, ausência de placa do etanol e do diesel, ausência de placa com o endereço e CNPJ do posto afixada na bomba, ausência do quadro com informação acerca do posto e posto bandeira branca sem informação na bomba de qual distribuidora adquiriu o combustível.

Das 23 revendas de gás de cozinha visitadas, 12 foram autuadas e 05 interditadas. Dentre as infrações verificadas estavam o transporte irregular das botijas, comercialização de botijas com prazo de validade vencido, excesso de botijas na área de armazenamento, revendas clandestinas, ou seja, sem autorização da ANP para funcionamento.

Durante a fiscalização os fiscais realizam testes de vazão nos bicos das bombas, para verificar se está indo para o tanque realmente o que o consumidor está pagando; verificam a qualidade do combustível, incluindo coletas da gasolina comum e aditivada, etanol e diesel S-10 e S-500; constatam a presença de placas obrigatórias da ANP, do Procon e disponibilização do Código de Defesa do Consumidor; verifica se há a prática de diferenciação de preços; dentre outras normas.

Na última semana, o órgão fiscalizou 07 postos de combustíveis localizados em Cariacica, Vila Velha e Serra, incluindo o Posto Belo, em Vila Velha, onde ocorreu o incidente que causou a explosão em decorrência da retirada de combustível do tanque de um veículo, após abastecimento equivocado por parte do frentista.

 Denúncias e reclamações

As denúncias e reclamações podem ser encaminhadas ao Procon Estadual pelo telefone 151 ou por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Os consumidores também podem formalizar uma reclamação junto à ANP.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

6 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás