Categories: Arquivo

Procon Estadual intensifica fiscalização em postos de combustíveis

Durante a ação os fiscais verificam a qualidade do combustível. Foto: Divulgação

Com o objetivo de inibir condutas ilegais às normas de defesa do consumidor e resguardar a saúde e segurança da população o Procon Estadual está intensificando as ações de fiscalização nos postos de combustíveis da Grande Vitória e no interior do Estado.

No período de 23 a 25 de fevereiro, a equipe fiscalizou 12 postos de combustíveis e 23 revendas de gás de cozinha (GLP) localizados em Piúma, Itapemirim e Marataízes em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Do total de postos visitados, 05 foram infracionados por não possuírem placas da ANP com informações obrigatórias como, ausência de placa do etanol e do diesel, ausência de placa com o endereço e CNPJ do posto afixada na bomba, ausência do quadro com informação acerca do posto e posto bandeira branca sem informação na bomba de qual distribuidora adquiriu o combustível.

Das 23 revendas de gás de cozinha visitadas, 12 foram autuadas e 05 interditadas. Dentre as infrações verificadas estavam o transporte irregular das botijas, comercialização de botijas com prazo de validade vencido, excesso de botijas na área de armazenamento, revendas clandestinas, ou seja, sem autorização da ANP para funcionamento.

Durante a fiscalização os fiscais realizam testes de vazão nos bicos das bombas, para verificar se está indo para o tanque realmente o que o consumidor está pagando; verificam a qualidade do combustível, incluindo coletas da gasolina comum e aditivada, etanol e diesel S-10 e S-500; constatam a presença de placas obrigatórias da ANP, do Procon e disponibilização do Código de Defesa do Consumidor; verifica se há a prática de diferenciação de preços; dentre outras normas.

Na última semana, o órgão fiscalizou 07 postos de combustíveis localizados em Cariacica, Vila Velha e Serra, incluindo o Posto Belo, em Vila Velha, onde ocorreu o incidente que causou a explosão em decorrência da retirada de combustível do tanque de um veículo, após abastecimento equivocado por parte do frentista.

 Denúncias e reclamações

As denúncias e reclamações podem ser encaminhadas ao Procon Estadual pelo telefone 151 ou por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Os consumidores também podem formalizar uma reclamação junto à ANP.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ação de fiscais da Prefeitura desmonta ocupação irregular em Cidade Pomar

Uma ação integrada com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) resultou…

9 horas atrás

Homem pede para fazer test-drive e rouba caminhonete que queria comprar na Serra

O homem pediu para fazer um test-drive e roubou a caminhonete que afirmou que gostaria de comprar, na Serra. Crédito:…

13 horas atrás

Grupo Curtição celebra 9 anos com festão no Arpoador, na Serra

O grupo de pagode Curtição completa nove anos de estrada e prepara uma grande festa para comemorar a data. O…

13 horas atrás

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo. Crédito: Divulgação Com a proximidade do final do…

14 horas atrás

Guarda Municipal da Serra aborda 12 ônibus em operação na Avenida Norte Sul

Na última segunda-feira (11), a Operação Coletivo Seguro, realizada pela Guarda Municipal da Serra, abordou 12 ônibus que transportavam cerca…

15 horas atrás

A importância da prevenção da Leishmaniose

A leishmaniose não é uma doença transmitida diretamente de um cão para outro, mas sim através da picada de mosquitos…

15 horas atrás