O Procon Estadual multou os Correios em cerca de R$ 8 milhões alegando má prestação de serviço ao consumidor capixaba. Segundo a assessoria do Procon, foram registradas centenas de reclamações de consumidores em todo estado e, como a estatal não compareceu dentro do prazo legal para se explicar, foi multada.
Assessor jurídico do Procon, André Marques Ferreira, disse que o órgão recebeu 180 reclamações formais de consumidores capixabas nos três primeiros meses de 2015 e que o número supera o verificado no mesmo período de 2014. “Não sabemos se o serviço piorou ou se mais pessoas adotaram o hábito de reclamar”, pontua.
André pede que consumidores que se sentirem prejudicados por atrasos na entregas de correspondências, boletos e mercadores que formalizem sua queixa no Procon, tanto na unidade estadual quanto nas municipais.
Através de sua assessoria de imprensa, os Correios disseram que vão recorrer da multa. Alegam que não procede a informação de má prestação de serviço e que “a porcentagem de reclamações é pouco significativa dentro do total de 700 mil entregas diárias”.
Em janeiro, Tempo Novo publicou matéria onde moradores da região da Grande Laranjeiras reclamavam de atrasos de até seis meses na entrega de contas. Segundo esses moradores, apesar da responsabilidade do atraso ser dos Correios, eles eram obrigado a pagar as multas e juros.
Á época eles disseram ter entrado em contato com os Correios que teria justificado os atrasos pela mudança do centro de distribuição para Viana. Questionada na época, a assessoria dos Correios confirmou a mudança do centro de distribuição, mas negou houvesse atraso nas correspondências.