Categories: Notícias

Professor será treinado para identificar violência contra mulher


A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Políticas Públicas Para a Mulher, comandada por Luciana Malini. Foto: Jansen Lube

Conceição Nascimento

Aproximadamente 10 mil alunos da rede municipal de educação serão atendidos em 2018 com o programa “Quem Ama Abraça Fazendo Escola”, desenvolvido pela Prefeitura da Serra. O programa atuará em 20 escolas do município e visa à capacitação de 215 profissionais da educação, que ficarão aptos a identificar entre os estudantes aqueles que estiverem vivenciando ou presenciando situações de violência doméstica, principalmente violência contra a mulher.

O programa ficará sob a responsabilidade das secretarias de Educação (Sedu) e a de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom). “O projeto deve ser lançado em maio, e a capacitação dos profissionais será em agosto. Os professores serão qualificados para trabalhar com a temática da violência doméstica contra a mulher. Para compreender, entender e observar, inclusive, os desdobramentos dessa violência com os alunos. Os recursos para o programas foram captados a partir de emenda federal, de autoria da senadora Rose de Freitas. O fundamental é trabalhar na prevenção, essa é a grande missão do município. A prevenção evita sequelas, a identificação precoce, para que o município possa intervir tendo a escola como parceira. Depois da prevenção vem o Estado, polícia, delegacia, é a intervenção”, explica Luciana Malini que responde pela Seppom.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, crianças e adolescentes vítimas de violência podem sofrer sequelas físicas e psicológicas semelhantes às da própria vítima de agressão, como ansiedade, sentimento de culpa e depressão e outras, relacionadas ao processo de desenvolvimento infantil. Essas sequelas podem se traduzir em dificuldades de aprendizagem e de concentração, bem como sintomas físicos. Além disso, o aluno pode passar a reproduzir e promover a cultura da violência.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

1 hora atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

1 hora atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

2 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

3 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

3 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás