Os deputados estaduais votaram por unanimidade (dos presentes na sessão) desta segunda-feira (9) a leitura do projeto de lei que dá o nome Nilza Pereira Leite, mãe do deputado Vandinho Leite, que faleceu na última sexta-feira (6) em decorrência de um câncer, a Superintendência de Educação de Carapina, na Serra.
Muito emocionado o deputado discursou lembrando-se do legado de Tia Nilza ou Mãe Nilza, como era conhecida pelos alunos, nos tempos de sala de aula. Vandinho, inclusive, recordou das inúmeras vezes que a mãe, dedicada professora, levou alunos até a sua casa para aulas de reforço.
“Muitos amigos lembraram e me recordo muito bem, das inúmeras vezes que minha mãe, ao perceber a dificuldade de aprendizado levava os alunos para casa, sentava ao lado deles e continuava ensinando. Por isso minha mãe era chamada de ‘Tia Nilza’ e de ‘Mãe Nilza’ e isso me enche de orgulho. Agradeço muito a homenagem, pois ela foi muito merecedora em vida”, disse Vandinho em meio às lágrimas, abraçado por deputados e servidores da Assembleia.
Na justificativa do PL, de autoria de vários deputados, o objetivo é prestar uma justa homenagem “à professora Nilza Pereira Leite, uma educadora de excelência, cujo legado ultrapassa os limites do ambiente escolar, impactando positivamente gerações de alunos e a sociedade”.
Dona Nilza nasceu em 11 de julho de 1947, no município de Baixo Guandu e dedicou sua vida à nobre missão de ensinar. Com notável dedicação e amor à profissão, iniciou sua trajetória como professora em sua cidade natal e, ao longo dos anos, consolidou sua carreira no município de Serra, onde atuou em instituições como a Escola Elize Batista Gaudio e a Escola Serra Dourada I. Nessas escolas, ela destacou-se por sua abordagem acolhedora, seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e sua capacidade de inspirar e transformar vidas.
Sua carreira foi marcada pelo respeito e admiração conquistados junto a alunos, pais e colegas de trabalho. Mesmo após sua aposentadoria, Nilza continuou sendo uma referência, deixando um legado de valores, ética e dedicação à educação.
O texto ainda ressalta que a homenagem visa inspirar não só as futuras gerações de alunos, mas a sociedade na valorização da educação e dos profissionais que dedicam suas vidas à formação de cidadãos e ao progresso da comunidade.
Vandinho agradeceu aos deputados que aprovaram o texto do PL e ressaltou o legado pós-aposentadoria da educação deixado pela mãe.
“Ela deixa um legado de intercessora, de mulher de Deus, que orava por mim todos os dias. Não mais vou ouvir ‘meu filho, Deus te abençoe em todas as áreas da sua vida. Mas a oração de uma mãe perpassa mesmo após a sua morte. Agradeço de coração essa homenagem. Sinto-me extremamente forte por estar com esse sentimento. Ela disse que estava preparada para contar mais um testemunho de vitória ou estar nos braços de Jesus. Vou me preparar para um dia estar na eternidade, ao lado dela, nos braços de Jesus”, concluiu Vandinho.