O Programa ARCA – Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos deve ser retomado na Serra nos próximos dias. A informação é da Prefeitura da Serra que disse que uma clínica venceu a licitação e será responsável pelo recolhimento de animais gravemente feridos e as ações educativas. O contrato será assinado nos próximos dias.
No início de agosto, durante a sessão solene realizada na Câmara da Serra, da qual o secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denicoli, esteve presente, foi dito pelo titular da pasta que além do retorno do programa Arca, a Prefeitura também irá fazer a castração de animais de moradores da cidade, com investimento na ordem de R$ 1.5 milhão.
De acordo, com a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) nesta sexta-feira (25) sairá o edital para credenciamento da clínica que vai realizar a castração dos animais no município.
O programa ARCA foi lançado em janeiro de 2022 e desde sua criação atendeu cerca de 2.900 animais. Muitos dos animais, foram colocados para adoção por meio de feiras. Em fevereiro de 2022, 168 animais haviam sido adotados, sendo 134 cães e 34 gatos.
O programa Arca recolhe animais de pequeno porte (cães e gatos) em situação de rua em condições de maus tratos e também os abandonados. O programa vai desde o recolhimento do animal que está em situação de risco e maus tratos até a esterilização. No caso dos abandonados nas ruas, estes ficam abrigados, recebem cuidados, são vacinados, castrados e posteriormente liberados para a adoção.
O recolhimento de animais em situação de sofrimento pode ser solicitado pelo telefone 27 98166-0447 ou pelo aplicativo Colab.
+ Serra abre agendamento para vacinação em domicílio de cães e gatos
Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos. Destes, cerca de 16 mil vivem nas ruas da cidade. Este cálculo é feito de acordo com métricas da Organização Mundial de Saúde (OMS), e para conhecer o tamanho da população de cães de uma determinada cidade, estima, em países emergentes, a proporção média de cão/ser humano de 1:7 a 1:10 (WHO, 1990).
Assim, com base nos dados do IBGE que estimou, em 2019, uma população de 517.510 habitantes para a Serra, calcula-se que naquele ano, havia 73.930 animais. Esses dados estão em consonância com a quantidade de animais vacinados na campanha antirrábica de 2018, que atingiu 59.293 cães e 9.459 gatos, totalizando 68.886 animais. Nestes dados, não estão inclusos animais que vacinaram em clínicas veterinárias.