Notícias

Programa de regularização de imóveis irá atender mais de 1.600 famílias de bairro da Serra

Cerca de 500 pessoas acompanharam a apresentação do programa. Crédito: Edson Reis

Os moradores do bairro Vila Nova de Colares serão atendidos pelo programa ‘Seu Lar Todo Seu’, da Prefeitura da Serra, que ajuda a população regularizar seus imóveis. Mais de 1.600 lotes serão alcançados na primeira etapa do programa.

O objetivo é entregar às famílias o “Título de Propriedade” do imóvel, dando segurança jurídica e dignidade, já que muitas pessoas estão de posse de seus imóveis, mas não têm a plena propriedade deles.

A solenidade de assinatura de Ordem de Serviço de regularização fundiária em Vila Nova de Colares foi realizada na segunda-feira (10) no auditório da EEEFM Vila Nova de Colares e contou com a presença do prefeito, Sergio Vidigal, da secretária municipal de Habitação, Cláudia Silva, e outras autoridades. Cerca de 500 pessoas acompanharam a apresentação do programa.

“Essa é uma conquista de vocês. Nós vamos até o final para que todos tenham a titularidade dos lotes, é claro respeitando a legislação. A regularização fundiária é um projeto que todo mundo ganha. O título gera mais dignidade, valoriza o bairro, a cidade, fomenta até mesmo o empreendedorismo e a geração de emprego e renda”, disse o prefeito na ocasião.

O Programa “Seu Lar Todo Seu” já foi iniciado este ano em outros três bairros: Jardim Carapina, Parque das Gaivotas e Divinópolis.

Em Jardim Carapina, a prefeitura trabalha para ter cerca de 1.178 lotes regularizados e, em Parque das Gaivotas, outros 608 lotes.

Em Vila Nova de Colares, o programa de regularização fundiária abrange nesta primeira etapa um total de 1.685 lotes, que já estão previamente analisados e selecionados.

“Com isso ninguém vai poder questionar a propriedade. Realmente o lar vai ser chamado de seu. O direito à moradia digna é de todo e qualquer cidadão. Por isso, garantir a regularização fundiária é um instrumento de promoção da cidadania. Regularização fundiária é um direito”, enfatizou a secretária de Habitação, Claudia Silva.

A etapa inicial é o cadastro físico e o cadastro socioeconômico dos moradores. A Secretaria Municipal de Habitação detalha que, para a execução do programa, o bairro foi dividido em quadras e lotes, tendo como base 25 poligonais.

A partir da terça-feira (12), equipes da Sehab – devidamente identificadas como integrantes do programa “Seu Lar Todo Seu” – vão passar nos 1.685 imóveis selecionados e orientar que os ocupantes reúnam os documentos necessários e se dirijam, em data e horário marcados, até o CRAS de Vila Nova de Colares para fazer o cadastro.

Na quinta-feira (14), começa o cadastro socioeconômico, com os moradores já visitados e agendados indo até o Cras para entrega dos documentos solicitados.

Vantagens

Ter o “Título de Propriedade” em mãos proporciona melhoria na qualidade de vida do cidadão, que passa a ter várias vantagens em função da regularização, como a possibilidade de financiar o local, ver a valorização do imóvel/espaço, além de ter mais facilidade em relação a ações de urbanismo e também quanto à segurança, já que o lote/imóvel passa a ser dele mesmo.

“Essa ordem de serviço é um marco. A regularização traz segurança jurídica, valorização do imóvel e acesso à crédito mais barato. É importante ressaltar que esse processo tem a tendência de valorização do imóvel muito grande. É bom para o município, é bom para o munícipe, é bom para todos. Assim com certeza a gente vai ter mais investimento na Serra”, ressaltou a secretária de Habitação.

Também participaram da Ordem de serviço o secretário municipal de Meio-Ambiente, Claudio Denicoli, o secretário municipal de Serviços, Enio Bergoli, o procurador-geral da prefeitura, Harlen Marcelo Pereira de Souza, o subsecretário municipal de Defesa Social, Coronel Coutinho, o presidente da Associação de Moradores de Vila Nova de Colares, Gleidson de Jesus Santos, e a presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Mara Gomes.

Documentos necessários

Para a regularização do lote, o morador deve entregar no Cras de Vila Nova de Colares os documentos abaixo. A entrega deve ser feita na data e horário agendados a partir das visitas feitas por servidores da prefeitura que integram o Programa “Seu Lar Todo Seu”.

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Escritura de união estável (se possuir);
  • Comprovante de renda ou declaração de renda;
  • Comprovante de residência atual;
  • Documento que comprova a posse do imóvel por no mínimo 5 anos;
  • Cópia do carnê do IPTU.
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

16 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

16 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

17 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

19 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

19 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

19 horas atrás