O projeto Arca (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos) da Serra já resgatou 348 animais, entre cães e gatos, desde que foi lançado em 13 de janeiro deste ano pelo prefeito Sergio Vidigal.
Destes atendimentos, segundo a Prefeitura da Serra, 59 foram recolhimento com devolução ao tutor e aproximadamente 180 castrações foram realizadas. O projeto também conseguiu 21 adoções animais.
Por meio do programa, a Prefeitura da Serra oferece atendimento e resgate a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Este serviço pode ser solicitado pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447 e após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção. Para o resgate, a orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada.
Já a castração de animais com tutores, de abrigos e protetores independentes existe a reclamação de que ainda não começaram a ser chamados, apesar de o cadastro ter sido aberto desde que o projeto foi lançado – em janeiro.
Em resposta a esta reclamação, a Prefeitura da Serra disse que o programa Arca presta atendimento a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Disse também por meio de nota que as castrações estão sendo agendadas desde fevereiro.
Quando lançado, a Prefeitura especificou que a castração de cães e gatos teria como prioridade de atendimento tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes. O serviço pode ser solicitado clicando aqui.
Na ocasião do anúncio do programa, a Serra explicou ainda que antes de levar os animais para a clínica, os tutores contemplados com a castração de seus animais deverão participar de uma palestra com a equipe da Semma, na qual serão abordados os conceitos da guarda responsável e dadas orientações sobre os cuidados necessários antes e após a cirurgia de castração.
Até o dia 17 de janeiro, 2.555 animais já haviam sido cadastrados para ter acesso ao serviço pelo site da Arca.