Amar é o Bicho

Programa de resgate de animais sem dono da Serra já acolheu 348 animais

O projeto resgata animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Foto: Arquivo

O projeto Arca (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos) da Serra já resgatou 348 animais, entre cães e gatos, desde que foi lançado em 13 de janeiro deste ano pelo prefeito Sergio Vidigal.

Destes atendimentos, segundo a Prefeitura da Serra, 59 foram recolhimento com devolução ao tutor e aproximadamente 180 castrações foram realizadas. O projeto também conseguiu 21 adoções animais.

Por meio do programa, a Prefeitura da Serra oferece atendimento e resgate a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Este serviço pode ser solicitado pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447 e após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção. Para o resgate, a orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada.

Já a castração de animais com tutores, de abrigos e protetores independentes existe a reclamação de que ainda não começaram a ser chamados, apesar de o cadastro ter sido aberto desde que o projeto foi lançado – em janeiro.

Em resposta a esta reclamação, a Prefeitura da Serra disse que o programa Arca presta atendimento a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Disse também por meio de nota que as castrações estão sendo agendadas desde fevereiro.

Quando lançado, a Prefeitura especificou que a castração de cães e gatos teria como prioridade de atendimento tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes. O serviço pode ser solicitado clicando aqui. 

Na ocasião do anúncio do programa, a Serra explicou ainda que antes de levar os animais para a clínica, os tutores contemplados com a castração de seus animais deverão participar de uma palestra com a equipe da Semma, na qual serão abordados os conceitos da guarda responsável e dadas orientações sobre os cuidados necessários antes e após a cirurgia de castração.

Até o dia 17 de janeiro, 2.555 animais já haviam sido cadastrados para ter acesso ao serviço pelo site da Arca.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

12 minutos atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

53 minutos atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social. Crédito: Divulgação O…

3 horas atrás

Mais de 50 estudantes de escolas públicas da Serra se destacam na Olimpíada de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras…

3 horas atrás

Curso de mecânica gratuito para mulheres na Serra; veja como se inscrever

O curso de mecânica gratuito é ofertado para mulheres na Serra; veja como se inscrever. Crédito: Divulgação O Departamento Estadual…

3 horas atrás