Serra, 25 de maio de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 19 de maio de 2017 às 9:51

Escolas do município oferecem meditação para estudantes


Márcia Lamas e Audifax no lançamento do Educação em Valores Humanos. Foto: Joatan Alves

Conceição Nascimento

A Serra vai levar meditação aos alunos da rede municipal de educação. Na manhã da última terça-feira (16), foi realizada a solenidade de lançamento do Programa Educação em Valores Humanos, pilotado pela Secretaria de Educação (Sedu). Temas como amor, paz, ética, solidariedade e não violência farão parte do cotidiano dos alunos, além das tradicionais disciplinas do currículo escolar, como português, matemática, ciências e geografia. Além disso, será incluída a pratica da meditação nas salas de aula.

Nas escolas onde o Programa é desenvolvido, o estudante vivencia desde cedo a prática dos 5 valores: verdade, paz, amor, ação correta e conduta pacífica. São realizadas oficinas envolvendo os pais e outras práticas com o objetivo de estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos. 

Para atuar com a meditação dos alunos, segundo a secretária de Educação, Márcia Lamas, não haverá novas contratações, uma vez que os professores, diretores e equipe pedagógica das escolas envolvidas receberão treinamento para capacitação.

O objetivo do projeto é estimular as relações entre a família e a escola. Ela aponta que a meta é ultrapassar os muros das unidades escolares e chegar às comunidades, levando o conhecimento sobre a importância da educação, escola e professores. 

 “O trabalho será feito com os professores, que receberão capacitação, em curso que também envolve pedagogos e diretores. Atualmente, as crianças estão agitadas, é necessário um momento para que possam se acalmar, ficar em silêncio, ouvir”, disse a secretária.

A iniciativa da Prefeitura da Serra é pioneira no Espírito Santo e tem como parceira a empresa ArcelorMittal. Com foco na formação do caráter do indivíduo, o Programa Educação em Valores Humanos apresenta propostas pedagógicas com foco na vivência, compreensão e aquisição de valores. A versão deste ano do programa traz algumas mudanças e temas como sustentabilidade. 

Márcia disse ainda que o programa depende da adesão de escolas, pois não pode ser impositivo. “ Ninguém trabalha valores por obrigação. Nesta quinta-feira (18) as escolas já recebem os e-mails com os critérios para aderir ao programa, o que deve ser discutido com as equipes, que decidem sobre a implantação na unidade”, frisou a secretária.




O que você acha ?

Você é a favor de novas eleições presidenciais?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por