smobile
[secondary_title]

Proibido velório de vítimas da Covid-19 em cemitérios municipais da Serra

- PUBLICIDADE-
Cemitério no município: vítimas da covid-19 tem de ser enterradas sem velórios nas capelas. Foto: Divulgação/Everton Nunes/Prefeitura da Serra

Com maior número de mortos pela pandemia de coronavírus no ES (11 até esta segunda-feira) e com a 2ª maior quantidade de casos que testaram positivo para o vírus (288), a Serra segue exemplo de outros locais mais afetados e adota medidas rígidas para os rituais de velório e sepultamento nos seis cemitérios municipais.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra informou que está proibido fazer velório nas capelas mortuárias caso o falecimento tenha ocorrido por conta da covid-19.

Mas também criou restrições para mortes por outras causas. Neste caso, o velório deve durar, no máximo, quatro horas. E apenas 10 pessoas podem entrar na capela mortuária. A Prefeitura acrescenta que os funcionários dos cemitérios receberam equipamentos de proteção individual para os procedimentos funerários durante a pandemia.

Os seis cemitérios municipais estão distribuídos nos bairros Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (Serra Sede) e São Domingos. A cidade ainda possui um cemitério privado no Civit II, que tem inclusive estrutura para cremação de corpos. Manguinhos também tem um cemitério, mas este é de menor porte e administrado pela comunidade local.

Município não dá números de sepultamentos

A Serra é o município de maior população do Espírito Santo e na cidade está o principal hospital para tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus, o Jayme Santos Neves, localizado em Morada de Laranjeiras.

Questionada sobre a capacidade diária de enterros em seu território, caso haja crescimento exponencial de mortes por conta da pandemia, o município não números.  Por nota, a Prefeitura da Serra se resumiu a informar que faz abertura de novas covas de acordo com a necessidade do município.

Disse ainda que “para que toda população da Serra tenha direito e acesso às vagas de sepulturas nos cemitérios municipais, após o período de quatro anos é realizada a exumação e transferência para ossuários”.

Exército questiona cidades do RJ e ES sobre capacidade diária de enterros

O Comando Conjunto Leste do Exército Brasileiro, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo, solicitou a municípios dos dois estados qual a capacidade diária para fazerem enterros, temendo agravamento de crise sanitária caso haja mortandade massiva pela covid-19 e corpos fiquem acumulados à espera de enterro e/ou cremação.

Até a última sexta-feira (17), a Prefeitura da Serra não havia recebido a solicitação, segundo a assessoria de imprensa. A reportagem entrou em contato com o Exército para saber quais cidades capixabas foram acionadas para passar os dados. Mas o Exército não deu essa informação.

Também por nota, o Exército disse apenas que fez o pedido para planejar sua atuação em cenários hipotéticos com objetivo de minimizar os efeitos da pandemia junto à sociedade.

Confira a íntegra da nota enviada pela instituição das Forças Armadas:

“O Comando Conjunto Leste, ativado pelo Ministério da Defesa no contexto do emprego das Forças Armadas contra a Covid-19, planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade.

O documento em pauta tem como objetivo tão somente coletar dados para um dos cenários levantados. O Comando Conjunto Leste reitera seu empenho no combate à pandemia, em colaboração com outras agências, e possui órgãos de coordenação onde eventuais dúvidas podem ser sanadas, evitando-se levar informações distorcidas à população.

Por fim, o Comando Conjunto Leste está atento à evolução da pandemia do Coronavírus (Covid-19), sob a ótica da missão constitucional do Exército Brasileiro e da proteção da Família Militar, apoiando o esforço nacional de combate à pandemia.”

Racha de motos e barulho infernal tiram o sono de moradores em bairro nobre da Serra

Fim de semana deveria ser sinônimo de descanso, mas para os moradores de Colina de Laranjeiras, bairro nobre da Serra, virou um verdadeiro pesadelo....

Principais parasitas intestinais em felinos (parte 2)

Os parasitas intestinais de felinos são comuns, especialmente em gatos que têm acesso ao ambiente externo ou que não recebem vermifugação regular. Eles podem...

Comunicado – 05/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Comunicados – 05/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante o verão. Em parceria com as...

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

O ano letivo de 2025 começou nesta quarta-feira (5) para os estudantes da rede municipal da Serra, e a prefeitura anunciou que todos os...

Projetos para proteger o planeta em evento internacional no Ifes de Cariacica

Entre os dias 7 e 9 deste mês acontece, no Ifes de Cariacica, o Invent for the Planet (IFTP), evento voltado para estudantes que...

Comunicados – 05/02/2025

publicidade legal - 05-02-2025Baixar

Motociclista escapa por pouco da morte ao ser atropelado por carreta na Serra

Um motociclista escapou por pouco de um acidente grave ao ser atropelado por uma carreta na BR-101, na altura de Carapina, na Serra. O...
...