No próximo sábado – dia 25, vai ter oficina de grafite na Serra. Totalmente gratuita, as aulas são uma oportunidade única para as pessoas interessadas em conhecer a arte urbana.
Qualquer pessoa com idade a partir de 8 anos, independentemente do gênero sexual pode participar. Para isso é necessário se inscrever pelo WhatsApp 27 99856-2235.
A oficina será ministrada em Manoel Plaza, das 8 às 16 horas e serão ministradas pelo artista Maicon Douglas, do coletivo MAUS – Movimento Artístico Urbano da Serra. Para o street designer, o grafite além de ser um estilo artístico é uma ferramenta de contato social, que ajuda a juventude a criar vínculos com sua cultura e meios de expressão.
“O projeto MAUS utiliza arte urbana, incluindo o hip-hop como interlocutor com esses grupos; é de suma importância o incentivo e suporte do estado a movimentos criados por jovens para os jovens!”, disse Maicon Douglas.
+ Humberto Gessinger e Jackson Lima fazem show na Serra no final de março
Segundo Gracimeri Gaviorno, coordenadora da Rede Plena, instituição responsável pela realização da oficina, o objetivo principal é fortalecer a cidadania e desenvolver o sentimento de pertencimento local por meio da arte urbana. Além disso, a ideia também é desmistificar a arte do grafite e mostrar que ela pode ser uma ferramenta poderosa para criar vínculos sociais e culturais entre as pessoas.
Durante a oficina, haverá um momento de acolhimento, exposição dos motivos e parte teórica (workout), além de pintura efetiva do painel (performance). O painel que será pintado pelos estudantes de grafite contará com elementos culturais, históricos e ambientais da cidade da Serra, reforçando assim o sentimento de pertencimento e valorização da cidade.
Para a delegada Gracimeri Gaviorno, a realização da oficina em sua residência, onde os estudantes poderão grafitar uma parte do muro, ajuda a afastar o preconceito em relação ao grafite. “Estou cedendo uma parte do muro da minha residência. Acredito que com minha trajetória de delegada, ter uma arte em grafite no muro da minha residência, ajuda a afastar o preconceito em relação ao grafite”.
O projeto surgiu a partir das atividades realizadas no Curso Guerreiros Sem Armas, um curso internacional promovido pelo Instituto Elos com foco nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Como Coordenadora da Rede Plena, acreditamos que é importante promover a cidadania a partir do sentimento de pertencimento e removendo toda a forma de preconceito”.
Ver essa foto no Instagram