Por Thiago Albuquerque
Há mais de 30 anos um projeto vem fazendo sucesso na Serra. Trata-se da Associação de Surf do Estado do Espírito Santo (Asees) fundada em novembro de 1985. O intuito da criação foi para divulgar o esporte aquático no Estado.
A sede fica em Jacaraípe, na praia de Solemar, onde oferece espaço que serve como apoio para atletas e frequentadores da orla. O local também possui lanchonete, ducha eletrônica, ficha para alugar pranchas de surf e bodyboard, cadeiras de praia e guarda-sol e consertos de pranchas.
A Asses também está com uma nova equipe de diretoria que está investindo em outras atividades como um projeto ambiental de recuperação da restinga.
“Temos uma escolinha de surf, com aulas particulares de terça a domingo e em breve irá oferecer um projeto social que será direcionado a algumas crianças da comunidade local”, conta Flávio Minotauro.
O projeto “Mutirão Ecológico” tem 12 anos. “Nossa primeira atividade foi um cercamento de restinga, feito quando ainda não existia asfalto. Atingimos 20 mil m2 de área recuperada, e a partir de maio vamos contar com uma base fixa de apoio que servirá para guardar e receber os materiais e promover palestras ambientais para as crianças de escolas convidadas”.
A diretoria é formada pelo Presidente Wanderson Ferreira dos Santos; Vice, Flávio Ferreira Sequeira; o tesoureiro Pablo Torres; o secretário 1, Fabrício Lino e o 2 Felipe Marins; e o conselho fiscal formado por Raul Alarcom, Lúcio Firmino, Chistian Tomazelli, Buleo e Wagner Formiga.
O projeto conta com apoio da Cesan, Infraero e Prefeitura da Serra. Não tem fins lucrativos. O telefone para contato da escolinha é o 99734-0499. Outras informações podem ser obtidas pelo 99503-0938 Lúcio e 99507-1863 Pablo.