Um projeto inédito vai levar teatro para quase 13 mil crianças, adolescentes e moradores da Serra. O Projeto Escola no Teatro Eliziário Rangel (Peter) atenderá estudantes de escolas públicas e particulares do município e também associações de moradores e organizações não governamentais que trabalhem com crianças e adolescentes.
De acordo com Antônio Vitor, diretor do Centro Cultural Eliziário Rangel e coordenador do projeto, o Peter fará 10 meses de apresentações, de novembro a agosto do ano que vem, sendo quatro apresentações por semana, às terças e quartas-feiras, às 9 e 14 horas, respectivamente, com as atividades na sede do Eliziário Rangel, em São Diogo.
O projeto que conta com apoio da Prefeitura da Serra e é viabilizado pelo Fundo da Infância e Juventude (FIA). O objetivo é oportunizar a formação continuada para crianças e adolescentes da Serra, focada no desenvolvimento ético, estético e crítico por meio da experiência teatral.
“Cada apresentação terá 80 vagas das quais 40 (50% delas) serão paras as escolas públicas municipais com transporte gratuito fornecido pelo projeto. As outras 40 vagas serão abertas para as demais escolas, associações de moradores e organizações não governamentais que trabalhem com crianças e adolescentes”, explicou Antônio.
As escolas, ongs que quiserem participar do projeto podem se inscrever clicando aqui para ter acesso as atividades do Peter. O link de inscrição ficará aberto de forma permanente. Podem se inscrever escolas públicas municipais, preferencialmente aluno crianças do 5° ao 9° do ensino fundamental, instituições da rede privada e também instituições sem fins lucrativos que trabalhem com criança e adolescente.
Ver essa foto no Instagram
No total, o projeto vai atingir mais de 12.800 crianças, cerca de 6.400 de escola pública municipal. “Estabelecemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para fazer esse convite. Para as escolas terem acesso, é preciso que cada instituição inscreva sua turma, pois a inscrição é por turma. Uma escola pode se inscrever mais de uma vez. Serão 40 vagas por escola, por turma. O chamamento das escolas será feito pela ordem de inscrição. Queremos atingir com o Peter todas as regiões da Serra nestes 10 meses de projeto”.
De acordo com Antônio, o projeto vai levar muito além do teatro para a escola. “Escola, no sentido lúdico, mas proporcionar a vinda da escola para o teatro para ter uma experiência cênica com teatro. Queremos que essa experiência seja disparador de desejo e vontade por procurar, por consumir, por frequentar espaços culturais e espaços teatrais para que essas crianças venham a morar, a frequentar no seu presente e no seu futuro, porque o nosso objetivo é fruição cultural”.
O Centro Cultural Eliziário Rangel tem um teatro – o primeiro da cidade- com capacidade para receber 90 pessoas, e estes lugares serão divididos, 40 para escolas públicas e 40 outras entidades. “As outras 10 vagas serão reservadas à comunidade. Então um pai, uma mãe ou um morador próximo que queira vir, sempre haverá 10 vagas reservadas por apresentação para essas pessoas. E neste caso, não é necessário se inscrever, basta chegar”.
O projeto é viabilizado pelo FIA, por meio do edital de chamamento da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura da Serra.
“Temos ciência que talvez não consigamos atender toda a demanda da cidade, mas é importante até que as escolas se inscrevam para termos o quantitativo de que demanda é essa, porque é um projeto inédito para a cidade. Nunca tivemos uma instituição cultural propondo ações frequentes dessa proporção na Serra. É uma iniciativa cultural que acontece pela primeira vez na Serra e tem capacidade de colocar a cidade como destaque cultural no estado.”