Nesta quinta-feira (16) será lançado o Conexões Comunitárias, projeto com o objetivo de incentivar moradores a ligarem os imóveis às redes de esgoto. Em trabalho conjunto com lideranças comunitárias, ele será realizado em oito bairros da Serra com disponibilidade de redes coletoras, e que, no entanto, possuem mil residências não ligadas aos sistemas. A cerimônia de lançamento terá a presença de líderes comunitários e vereadores.
O Conexões Comunitárias contará com agentes de pesquisa que visitarão moradores dos bairros Castelândia, Feu Rosa, Manguinhos, Ourimar, Portal Jacaraípe, Praia da Baleia, Vila Nova de Colares e o condomínio Boulevard Lagoa. Eles farão a abordagem porta a porta e distribuirão material informativo sobre a importância da conexão dos imóveis aos sistemas de esgotamento sanitário. Os profissionais também realizarão uma pesquisa para a atualização de cadastro da moradia — se ela já está ou não conectada.
Essa ação de conscientização é necessária porque quando o imóvel não está ligado às redes, consequentemente existem as ligações irregulares, as quais causam o despejo incorreto de efluentes e que resultam em danos à população e ao meio ambiente. Enquanto as pessoas ficam à mercê de doenças que são transmitidas pela água contaminada do esgoto, os corpos hídricos se tornam poluídos, algo prejudicial para os seres vivos que habitam esses locais.
O projeto contará com ações de contrapartida social a fim de colaborar com as comunidades. A cada imóvel que for ligado, a liderança comunitária receberá uma cesta básica para doar a uma família de vulnerabilidade social do bairro em que a adesão foi feita.
A ação também visa a contribuir com a despoluição dos córregos Laripe e Irema, que deságuam em Manguinhos e Jacaraípe, respectivamente. Esses dois corpos hídricos estão localizados próximos aos oito bairros em que as ações de conscientização serão desenvolvidas, e sofrem com o despejo irregular de esgoto que é realizado pelas moradias não conectadas.
O Conexões Comunitárias será realizado pela Ambiental Serra, empresa que firmou uma parceria público-privada (PPP) com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) em 2015; juntas, as duas organizações têm o objetivo de ampliar o sistema de esgotamento sanitário da Serra. Durante seis anos de atuação, a PPP fez a cobertura de redes de esgoto no município aumentar de 58% para 90%, tornando a Serra em uma das 60 cidades do Brasil a atingir esse índice, que é superior ao da média nacional, de 50,3%. A meta atual é a universalização da coleta e tratamento de efluentes no município.
O prefeito Weverson Meireles (ao centro da foto) na inauguração do novo centro de distribuição do Mercado Livre na Serra.…
Os bandidos decretaram toque de recolher em bairro após policiais matarem criminoso na Serra. Crédito: Divulgação Um confronto armado entre…
A apresentação do plano que irá definir estratégias econômicas diante da reforma tributária brasileira, aconteceu na segunda-feira (24) no Palácio…
O Carnaval é uma época de muita alegria. Mas, em meio a tanta animação, é importante lembrar que cuidar da…
Além do ensaio, o bloco Ratazanas será o responsável pela abertura oficial do Carnaval 2025 de Jacaraípe, junto com o…