Por Clarice Poltronieri
Uma iniciativa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Penedo, em Valparaíso, está mudando a vida de muitos adolescentes. Trata-se do Projeto Autoestima, idealizado por professores da 8ª série/ 9º ano, que acabou de aprovar 18 alunos no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
“Alguns alunos passaram em campus do interior e vão estudar em regime de internato. Será um grande aprendizado na vida deles. Estamos muito felizes com o resultado”, conta Vinícius Carneiro de Oliveira, professor de Ciências e um dos responsáveis pelo projeto.
O projeto iniciou com sete professores da 8ª série que se juntaram e criaram aulas, tanto no horário convencional quanto no contra turno, voltadas à prova do Ifes. Também foram feitos simulados on-line, visitas técnicas ao campus e outras ações para elevar a autoestima e preparar intelectualmente os estudantes, para provar que são capazes de ingressar no Instituto.
De um total de 85 alunos inscritos, das três turmas de 8ª série, 18 foram aprovados, o que dá mais de 20% dos estudantes que prestaram o exame. Resultado que anima e impulsiona os professores. “Tivemos um excelente resultado e vamos investir mais em 2016 para que seja ainda melhor”, afirma Vinícius.
A aluna Emília de Souza Suhett, 17 anos, de Serra Dourada, passou paro curso de Agropecuária, no campus de Santa Teresa, “Nunca tinha pensado em entrar no Ifes, nem tinha conhecimento sobre isso, mas o professor nos incentivou. Eu e minhas amigas que também passaram estamos pirando com a ideia de irmos pra lá”, comemora.
Outra que vai para Santa Teresa é Brenda de Souza, 14 anos, de Valparaíso. “Estou muito feliz que vamos morar juntas (são quatro amigas), minha mãe já está organizando tudo. Eu estudava em outra escola e estava bem desanimava pra fazer o Ifes, mas o professor animou a gente e foi um sucesso”, relata.
O projeto Autoestima também aprovou alunos nos campus do Ifes em Vitória, Viana, Cariacica e Venda Nova do Imigrante.