A Câmara da Serra deve votar nas próximas sessões um projeto de lei que obriga escolas públicas e privadas a implantar detector de metais nas entradas das unidades. Segundo o documento, esta seria uma medida para impedir a entrada de armas dentro das instituições e com isso evitar que ocorram atentados ou outros atos de violência que poderiam ser praticados por estudantes e demais pessoas.
Caso o projeto do vereador Ericson Teixeira Duarte (Rede) vire lei, as escolas terão aproximadamente seis meses para se adequarem a nova regra. A proposição ainda obriga que todas as pessoas, “sem nenhuma exceção”, tenham que passar pelo detector de metais antes de entrar na unidade escolar.
Para o vereador, a medida é de extrema importância, já que os casos de jovens que praticam violência dentro das escolas estão em crescimento. “O projeto considera o significativo aumento do nível de violência nas escolas públicas praticados por jovens, com problemas de saúde, que muitas vezes sofrem por bullying e também pessoas ligadas ao crime”, afirma o vereador.
O PL (Nº 152/2019) está tramitando na Câmara e ainda será votado pelos vereadores, caso os parlamentares optem por aprovar, a proposição irá para as mãos do prefeito Audifax Barcelos (Rede), que poderá vetar ou sancionar a lei.