Com ampla adesão dos vereadores da Câmara Municipal da Serra, foi encerrado na última segunda-feira (18) o prazo para entrega do formulário de participação na avaliação diagnóstica do Fórum Legislativo Municipal. Dos 23 parlamentares, 18 aderiram ao projeto, totalizando 80%. Trata-se de uma iniciativa pioneira que envolveu diversos organismos e visa ampliar a participação da sociedade dentro do Parlamento.
Na prática, a proposta do Fórum Legislativo Municipal é criar mecanismos de aperfeiçoamento da Câmara Municipal a partir de uma metodologia autoral que aponta melhores práticas para os Legislativos Municipais do Espírito Santo nos eixos de: integridade, transparência, sustentabilidade, participação social e qualidade legislativa.
A adesão foi considerada um sucesso pelos organizadores, oriunda de uma parceria estabelecida entre a Promotoria de Justiça Cível da Serra (MPES), a Câmara Municipal da Serra, a Prefeitura Municipal da Serra, a Transparência Capixaba, o ES em Ação, a Associação dos Empresários da Serra, a Federação dos Moradores da Serra (FAMS), o movimento social Monitora Serra e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Serra).
Os organizadores também atribuem a alta participação aos esforços da presidência da Câmara, liderada pelo vereador Saulinho da Academia. A expectativa é que, com essa iniciativa, se estabeleçam novas práticas e políticas que contribuam para uma gestão pública mais transparente, eficiente e comprometida com a participação social, reforçada pela atuação evidente da Câmara Municipal da Serra.
Com essa alta adesão, o projeto ganha impulso para avançar nas próximas etapas, que consistem no trabalho efetivo de identificar e implementar novas ferramentas de gestão nos gabinetes dos vereadores para potencializar o exercício de suas funções e ampliar o impacto da representação legislativa na sociedade. A previsão é que, em dezembro, ocorra a cerimônia de premiação dos vereadores que se destacaram, ocasião na qual também serão revelados os nomes dos parlamentares que aderiram ao projeto.