Notícias

Projeto que visa aperfeiçoar e premiar o trabalho dos vereadores da Serra tem alta adesão

Fórum foi lançado no dia 10 de maio na Câmara da Serra e teve como organizadora a Promotora Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação.

Com ampla adesão dos vereadores da Câmara Municipal da Serra, foi encerrado na última segunda-feira (18) o prazo para entrega do formulário de participação na avaliação diagnóstica do Fórum Legislativo Municipal. Dos 23 parlamentares, 18 aderiram ao projeto, totalizando 80%. Trata-se de uma iniciativa pioneira que envolveu diversos organismos e visa ampliar a participação da sociedade dentro do Parlamento.

Na prática, a proposta do Fórum Legislativo Municipal é criar mecanismos de aperfeiçoamento da Câmara Municipal a partir de uma metodologia autoral que aponta melhores práticas para os Legislativos Municipais do Espírito Santo nos eixos de: integridade, transparência, sustentabilidade, participação social e qualidade legislativa.

A adesão foi considerada um sucesso pelos organizadores, oriunda de uma parceria estabelecida entre a Promotoria de Justiça Cível da Serra (MPES), a Câmara Municipal da Serra, a Prefeitura Municipal da Serra, a Transparência Capixaba, o ES em Ação, a Associação dos Empresários da Serra, a Federação dos Moradores da Serra (FAMS), o movimento social Monitora Serra e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Serra).

Os organizadores também atribuem a alta participação aos esforços da presidência da Câmara, liderada pelo vereador Saulinho da Academia. A expectativa é que, com essa iniciativa, se estabeleçam novas práticas e políticas que contribuam para uma gestão pública mais transparente, eficiente e comprometida com a participação social, reforçada pela atuação evidente da Câmara Municipal da Serra.

Com essa alta adesão, o projeto ganha impulso para avançar nas próximas etapas, que consistem no trabalho efetivo de identificar e implementar novas ferramentas de gestão nos gabinetes dos vereadores para potencializar o exercício de suas funções e ampliar o impacto da representação legislativa na sociedade. A previsão é que, em dezembro, ocorra a cerimônia de premiação dos vereadores que se destacaram, ocasião na qual também serão revelados os nomes dos parlamentares que aderiram ao projeto.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

13 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

14 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

16 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

16 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

17 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás