Por Thiago Albuquerque
O projeto serrano Projures – Instituto Espirito Santense de Direito Sócio Comunitário que fica na Serra-sede completa sete anos em 2016 e se tornou campeão da 4ª Copa Jacy Pacheco, que aconteceu em Itaguaí no Rio de Janeiro, no último dia 12 de dezembro.
O evento foi promovido pela Federação do Karatê SHOBU-RYU do Rio de Janeiro. Foram 30 atletas do Projures, entre várias faixas.
Dez equipes participaram e a equipe serrana se tornou campeã, com o comando do professor faixa preta Vinicius Nunes.
A presidente do projeto é Fátima Miguel que está muito feliz com o resultado. “Foi maravilhoso, foi um incentivo muito grande para os meninos, hoje são 90 crianças e queremos crescer para 200”.
O projeto conseguiu viajar através de rifas, vendendo sabão caseiro produzido pelas mães dos atletas, por não contar com incentivo de ninguém. O projeto recebe também o Mestre Gregório Evangelista dias Neto, do Rio, todo mês, para incentivar e treinar a molecada.
O projeto trabalha em várias frentes. Centro de defesa dos direitos humanos, que da assistência às mulheres, com criança, reforço escolar, oficina de música, esporte entre outros.