A base do esporte é constituída por valores, e valendo desse dilema, o Projeto Santa Cruz Nova Almeida busca, através do futebol, contribuir para a formação de jovens e crianças na Serra.
Fundado em 2020, o projeto social começou com 5 crianças do bairro de Nova Almeida, e mesmo sem apoio ainda está funcionando a todo o vapor. Contemplando meninos e meninas de 5 a 16 anos, atualmente a ação tem cerca de 50 atletas, que treinam no espaço público do Centro Society, na praça dos Pescadores na centro de Nova Almeida.
A maioria dos materiais é fornecido por pais dos alunos e outras pessoas da comunidade, visto que o projeto engloba Nova Almeida e adjacências. E mesmo com as dificuldades, as crianças e jovens não deixam de fazer bonito nas competições que participam. Na Copa CT Falcão de Futsal em Vitória, o projeto alcançou as semifinais do campeonato.
+ Família de surfistas da Serra faz rifa para arcar com despesas de final do brasileiro
De acordo com Rafael Neves, fundador do projeto juntamente com sua esposa Luciene Bermudes, a ação é de extrema importância no quesito de formação de cidadãos de bem, inclusive incentivando o estudo, porém falta apoio para alcançar “voos” mais altos.
“Começamos esse projeto com o intuito de mudar a realidade dos jovens do bairro. E como eu estou me formando em educação física, juntei o útil ao agradável, oferecendo as aulas de futebol. Ser matriculado em alguma escola é obrigatório para participar do projeto, pois a educação é peça chave na formação desses alunos. Ao longo dos dois anos da ação, houve muito crescimento, mas a falta de apoio fixo ainda é uma barreira”, disse Rafael.
Sendo assim, quem estiver interessado em apoiar a ação, pode entrar em contato com o Rafael através do número (27) 998534461. Além disso, para a criançada que gosta de futebol e não quer ficar de fora, as inscrições também podem ser feitas, porém a prioridade é para os moradores de Nova Almeida e região.
Um diferencial do projeto é que tanto pais quanto outros familiares dos atletas atendidos sempre estão presentes em treinos e jogos.
“A frequência dos pais em treino é muito importante. Não é obrigatório mais é um item fundamental que batemos muito na tecla pois a integração familiar é essencial para o objetivo do projeto. Obviamente para as crianças menores a presença é sempre obrigatória, mas até para os jovens, o acompanhamento contribui muito”, acrescentou Rafael.