Categories: Amar é o Bicho

Projeto Tamar comemora soltura de 35 milhões de tartarugas marinhas

O Projeto Tamar – fruto da união de esforços entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar – estará em festa. O motivo é mais do que nobre: terá conquistado a marca de 35 milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.

O Tamar começou em 1980 e, dois anos depois, salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Tamar.

Entre as ameaças à sobrevivência destes animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais.

 “Comemorar esse filhote 35 milhões não se mede em palavras. Grande é o trabalho e vencidas várias lutas. Uma das conquistas recentes, por exemplo, foi a publicação de portaria interministerial (MMA e MDIC No 74/2017) estabelecendo medidas mitigadoras para reduzir a captura incidental das tartarugas marinhas. Para que tenhamos a perpetuação das espécies e mais filhotes na natureza”, frisa o coordenador do Centro Tamar do ICMBio, João Carlos Alciati Thomé (Joca).

O evento acontecerá em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, de acordo com os costumes de cada local. Para saber mais, consulte informações em www.tamar.org.br

A tartaruga de R$  35 milhões seguirá para o mar 15 minutos antes do pôr do sol, previsto às 17h30, com a presença de pessoas importantes para a história da conservação marinha no Brasil na Bahia. .

No Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Vitória, a abertura do evento acontece às 16h do dia 6 de abril, seguida de alimentação interativa das tartarugas marinhas. Na sequência haverá recital do poema “União”, de Maviael Mello.

Às 16h30 apresentação da música ‘TAMARAVILHOSO’, com soltura de tartaruga marinha às 17h, além de ‘Parabéns’ e bolo às 17h30. No dia 07 de abril, às 14h, será realizada oficina com material reciclável.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Fim de semana nublado na Serra

A sábado amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida Mais um fim de semana se inicia nesta sábado (16)…

3 horas atrás

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

15 horas atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

18 horas atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

20 horas atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

1 dia atrás

Feriadão na Serra conta com 15 pontos próprios para banho

Dia de Sol/ Foto: Edson Reis O feriadão da República, celebrado nesta sexta-feira (15) conta com 15 pontos próprios para…

1 dia atrás