Pelo segundo ano consecutivo, alunos de escolas públicas da Serra e crianças beneficiárias da assistência social terão acesso a sessões de teatro gratuitas pelo Projeto Escola no Teatro Eliziário Rangel (PETER), que, em 2024, atendeu mais de 8 mil crianças.
O PETER contemplará estudantes de escolas públicas e particulares do município, além de associações de moradores e organizações não governamentais que trabalham com crianças e adolescentes.
Nesta segunda edição, cada apresentação contará com 90 vagas, sendo 80 destinadas a instituições, especialmente escolas públicas municipais, e 10 abertas à comunidade. Instituições ligadas à assistência social ou demais projetos também podem se inscrever. O projeto disponibiliza transporte gratuito em ônibus fornecido pelo Teatro Eliziário Rangel.
As apresentações começam no dia 18 deste mês e seguem até 26 de novembro, sempre às terças e quartas-feiras, com sessões às 9h e às 14h, na sede do Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo.
Escolas e instituições interessadas podem se inscrever para levar crianças e adolescentes ao projeto por meio do link (CLICANDO AQUI).
No palco, o público assistirá à peça Farrapo’s Circu’s, que combina elementos do circo e do teatro. O elenco, formado por um coletivo de atores e atrizes, se propõe a criar um universo imaginário inspirado em histórias circenses que transitam entre o cômico e o lírico, o grotesco e o sublime.
+ Última semana para curtir a magia da saga Harry Potter na Serra
A peça tem duração de 40 minutos, classificação livre e é voltada para o público infantil. Entre as atrações do espetáculo estão as histórias da Menina Relíquia, da Con-Con-torcionista, do Globo da Morte e da Des-equilibrista.
As apresentações acontecerão no Centro Cultural Eliziário Rangel, localizado na Rua Humberto de Campos, nº 120, São Diogo, Serra-ES.
O PETER foi aprovado no Edital de Chamamento Público 006/2024 da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do município da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. O projeto é desenvolvido com recursos do Governo Federal, via Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc e da Política Nacional Cultura Viva.
O projeto conta ainda com a parceria ativa da Secretaria Municipal de Educação, que facilita a interação entre o PETER e as escolas da cidade.
PETER em 2024
O Projeto Escola no Teatro Eliziário Rangel (PETER) iniciou suas atividades em outubro de 2023 e foi encerrado em agosto de 2024.
Durante esse período, o PETER recebeu mais de 350 inscrições de escolas e instituições interessadas em participar. Ao todo, mais de 7 mil pessoas foram atendidas, abrangendo 37 escolas de 32 bairros da Serra.
Além dos estudantes das escolas públicas municipais, o projeto também atendeu Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que fazem parte da rede do SUAS no município, incluindo:
✅ Serviços de convivência
✅ Casas de acolhimento para crianças, adolescentes e idosos
✅ Abrigos e albergues para pessoas em situação de rua
✅ Serviços de atendimento para pessoas com deficiência
✅ IASES (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo)