Nesta quinta-feira (02), Francisco Martínez Berdeal tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para o biênio 2024/2026. A cerimônia ocorreu no Ilha Buffet Alvares Cabral, em Vitória, reunindo as principais autoridades do estado. Durante sua carreira, Berdeal atuou em 14 municípios, incluindo a Serra.
Em seu discurso inaugural, Berdeal destacou os desafios contemporâneos enfrentados pelo MPES, com ênfase nas questões ambientais e mudanças climáticas, temas nos quais o Espírito Santo tem sido líder nacional sob a coordenação do governador Renato Casagrande, que atua como coordenador da coalizão Governadores pelo Clima.
O novo chefe do Ministério Público enfatizou que a instituição ampliará a adoção de inteligência artificial em todas as suas operações para impulsionar a inovação tecnológica e fortalecer suas capacidades. Um dos principais beneficiários desses avanços será o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que há alguns anos enfrenta desafios com o aumento de intercâmbio entre facções e criminosos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Além disso, Francisco Berdeal confirmou a continuidade do processo de concurso para preenchimento de vagas no Ministério Público, um amplo processo seletivo que segundo ele preparará o órgão para as próximas décadas.
A eleição de Berdeal representou uma vitória do grupo da então Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, que conseguiu garantir a sucessão na instituição. Berdeal recebeu 132 votos dos procuradores e promotores. Junto com ele, foram indicados para a lista tríplice o promotor Pedro Ivo de Sousa, com 146 votos, e a promotora Maria Clara Mendonça Perim, com 97 votos, atuante na 13ª Promotoria da Serra.
Conforme as regras, o governador Renato Casagrande foi responsável por escolher o nome entre os três para ocupar a função de Procurador-Geral de Justiça, optando por Berdeal.
Currículo
Francisco Martínez Berdeal tem 50 anos. É promotor de Justiça desde 2003. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad.
É o atual Secretário-Geral do Gabinete da PGJ e o 4º Promotor de Justiça Cível de Vitória. Tem 17 anos de atuação nas Promotorias de 14 municípios do interior e Grande Vitória e 12 anos de experiência na gestão do MPES. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), do Núcleo de Autocomposição de Conflitos (NUPA) do MPES e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CADP). Na Serra Franscisco Berdeal atuou em dois momentos distintos de 2005 a 2006 e posteriormente de 2012 a 2015.