Por Thiago Albuquerque
Após dois anos sem competições, o Barródromo, em Jacaraípe, está em obras e vai se tornar o novo Autódromo Julita Barros. Com supervisão da Federação de Automobilismo do Espírito Santo e a organização de Neném Monteiro, o Campeonato Estadual na Terra voltará a acontecer a todo vapor. A primeira etapa vai acontecer no dia 4, primeiro domingo de junho, com largada às 14h.
A competição que contará com sete etapas, tendo uma por mês até dezembro será realizada em duas categorias, carros com motor injetado e a outra com motores carburados, com quatro baterias por etapa. Sem a competição no ES, pilotos buscaram disputar campeonatos no Rio de Janeiro.
São esperados 25 pilotos na disputa do estadual. Segundo o organizador Neném Monteiro, a competição terá pilotos capixabas e cariocas. “Destaco também a participação dos consagrados e experientes Celso Moraes, Betinho Sartório, Hélio Melhorim, Hedylane Torsini, Flávio Matias, Romildo Strey e como grande aposta Wattim Sampaio”, destaca ele.
A nova pista está sendo reformulada por meio do apoio de patrocinadores. O traçado não sofrerá alteração, e a pista não será molhada, portanto não terá barro e ficará compacta como asfalto. Por isso, não se chamará mais Barródromo.
O local está ganhando também mais espaço para o público, nova área de estacionamento com capacidade maior. Estão sendo construídos box novos com capacidade para 35 carros e ampliação na área interna que será cercada para evitar descarte de lixo irregularmente.
O nome Autódromo Julita Barros é uma homenagem para a ex-presidente da Federação de Automobilismo que comandou por mais de duas décadas a entidade e também inaugurou o Barródromo.
Veja fotos das obras abaixo: