Categories: Notícias

Proprietários rurais da Serra acusam Eco 101 de calote

Ernesto Kixiki é um dos proprietários rurais que reclamam da demora da Eco em pagar terreno que utilizou para praça do pedágio. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Thiago Albuquerque

Para construir a praça para cobrança de pedágio no KM 242 da BR 101 entre Chapada Grande e Santiago da Serra, a Eco 101 precisou comprar terrenos de produtores rurais do município que atuam na região. Porém, dois deles, estão acusando a empresa de não ter pagado o valor total do negócio. 

Um deles, Ernesto Kixiki, disse que negociou a venda de sua área em duas parcelas. “A empresa pagou a primeira. Mas a segunda parcela está vencida há meses e até agora nada”, reclama.

Também proprietário de terra obrigado a ceder parte de seu terreno para concessionária, Erlanio Miranda, relata estar na mesma situação de Ernesto. Reclama ainda que mesmo tendo terrenos dois lados da rodovia próximos a cobrança do pedágio, está sendo obrigado a pagar a tarifa cada vez que precisa se deslocar entre uma área e outra.

“Os caras constroem no meu terreno, não pagam o que me devem e ainda cobram pedágio. Eles alegam que é por conta de recadastramento, do qual eu já fiz e eles não liberam”, protesta Erlanio.

Os problemas de Erlanio não param por aí. Segundo ele, uma canaleta de drenagem feita pela concessionária acaba jogando lixo e outros resíduos que sobram do intenso fluxo da BR em seu terreno e também no do vizinho Ernesto.

 “É crime ambiental o que eles estão praticando, todo dejeto da BR desce por uma caneleta e joga todo lixo no meu terreno e do Ernesto, eles foram notificados há três anos e até agora nada”, conclui Erlanio.  

A praça do pedágio foi erguida entre 2013 e 2014. Em maio deste último começou a cobrança do pedágio, que desde então já aumentou cerca de 40%. 

O que diz a Eco

Sobre a questão dos pagamentos, a assessoria de imprensa da Eco 101 disse que os proprietários dos terrenos optaram por não receberem uma das parcelas, alegando que o valor não atendiam às suas expectativas. E que iria se reunir com os mesmos para tratar do assunto.

Quanto à reclamação de Elanio sobre a isenção do pedágio, diz que não é obrigada por lei a conceder. Mas que o faz em forma de benefício. Porém, disse que o morador está em falta com a documentação exigida, que deve ser feita semestralmente.    

Com relação à canaleta, a Eco 101 informa que realiza manutenção periódica e irá encaminhar uma equipe para verificar se há alguma irregularidade no local.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

10 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

14 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

14 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

18 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

18 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

18 horas atrás