Categories: Arquivo

Protesto contra proibição de música ao vivo

Músicos farão hoje à noite no Bar Brasil o movimento Sexta sem Silêncio, onde vão tocar com os instrumentos desplugados a partir das 20h e 30.

A proibição da música ao vivo nos bares do Nico e Brasil, o primeiro em Morada de Laranjeiras e o segundo em Solar de Laranjeiras, gerou reação dos músicos da cidade. Hoje à noite eles se reúnem para fazer um protesto. Será no Bar Brasil a partir das 20h e 30. O movimento, que recebeu o nome Sexta Sem SilêncioUnplugged (100% desplugado), será aberto ao público, sem cobrança de couvert artístico.

Quem for ao local assistirá a uma jam session com instrumentos, tambores e vozes, tudo na versão acústica, sem caixas de som. O movimento está sendo organizado pela cantora Suzi Martins.

“Estamos solidários aos donos de bares e restaurantes que oferecem música ao vivo e estão sendo impedidos de continuar. Isso está prejudicando também a classe artística e a vida noturna da Serra”, aponta.

O embargo dos bares foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), por meio do Disque Silêncio, que notificou o Bar Brasil no dia 17 de agosto e o Bar do Nico, no dia 14. E a Prefeitura da Serra promete não parar por aí. Segundo sua assessoria de imprensa, a Semma estará fiscalizando todos os estabelecimentos da cidade que oferecem música ao vivo.

 

Redução

Dono do Bar Brasil, o empresário Márcio Brasil disse que dos doze garçons que trabalham no local, sete foram dispensados. Na cozinha, de seis cozinheiras, apenas quatro continuam. “Sem contar com os músicos. Tínhamos dez bandas que tocavam no bar, elas perderam esse espaço. Todos dependemos da noite para sobreviver”, frisa.

Brasil disse que está com advogado e promete acionar a Justiça. “Eles querem transformar a Serra no dormitório da Grande Vitória”, critica.

 

Os bares são referência da vida cultural e noturna da cidade, que sequer possui um teatro

Empresário diz já ter cumprido exigências

Já Antônio Rabi, dono do Bar do Nico, reclama que já deu entrada nos papeis e ainda não conseguiu a liberação. “Quero a liberação, nem que seja provisória.

Pessoas dependem deste trabalho para sustentar suas famílias. Já dispensei três garçons. Na cozinha estou mantendo duas cozinheiras, quando eram quatro. Os músicos também são muito prejudicados, entre dez e doze bandas deixaram de tocar aqui”, enumera.

Questionada, a assessoria de comunicação da Serra disse que os proprietários dos estabelecimentos precisam requerer junto à Prefeitura o licenciamento ambiental para exercer atividade de música ao vivo. Quanto ao procedimento de tratamento acústico, disse que cada caso é um caso.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Justiça derruba censura de Pablo Muribeca contra matérias do Tempo Novo

A Justiça derrubou a censura de Pablo Muribeca contra matérias do Jornal Tempo Novo. Crédito: Divulgação O Tribunal Regional Eleitoral…

14 horas atrás

Planalto Serrano terá Natal Solidário para crianças em situação de vulnerabilidade

Além da entrega de brinquedos, o Natal Solidário, contará com diversas atrações para crianças e adolescentes: tudo gratuito. Crédito: Divulgação…

14 horas atrás

Idoso morre após ser atropelado por viatura da Polícia Militar na Serra

O idoso, identificado como Francisco de Assis Júnior, morreu após ser atropelado por uma viatura da Polícia Militar na Serra.…

15 horas atrás

Domingo de feijoada, samba e brasilidades em Jacaraípe

A 6ª Feijoada Bar Ca Boa, será neste domingo (24), a partir das 12 horas, no Cerimonial Gaia, em Portal…

15 horas atrás

Artesã da Serra promove oficina de confecção de bonecas de pano em Nova Almeida

A oficina de boneca de pano será realizada no bairro Parque das Gaivotas, nesta sexta-feira (22) e terá como oficineira…

16 horas atrás

Vidigal entregará Prefeitura da Serra ‘organizada e com finanças em dia’ para Weverson, afirma Pablo Lira

O coordenador de transição, Pablo Lira, afirmou que Sergio Vidigal entregará a Prefeitura da Serra ‘organizada e com finanças em…

16 horas atrás