Neste momento um grupo de manifestantes faz um protesto na avenida Abdo Saad em Jacaraípe em frente a delegacia local. Os dois sentidos da via estão bloqueados, complicando o trânsito na região. De acordo com um funcionário da prefeitura que pediu para não ser identificado, os manifestantes seriam moradores das margens do rio Jacaraípe.
Eles estariam protestando contra a falta de informações sobre a remoção de imóveis que estão nas margens do rio por ocasião das obras de dragagem que estão sendo executadas ao custo de R$ 10milhões pela prefeitura.
Desde o começo da dragagem, no início do ano, a obra vem gerando polêmica pois não foram detalhados quantos e quais imóveis e famílias serão removidos. Além disso a obra destruiu os manguezais e matas ciliares que ainda existiam ao longo do rio entre a Praça Encontro das Águas e a Lagoa Juara.
E foi embargada no final de junho pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por não adotar medidas de proteção a sítios arqueológicos formadas por conchas e outros utensílios usados por antigas comunidades indígenas na região.
Desde então a prefeitura tenta o desembargo da obra junto ao Iphan.
Há três semanas foi publicado no Diário Oficial a liberação de R$ 3 milhões para a obra, um recurso que veio do Governo Federal. A empreiteira Ônix é quem tem o contrato para a dragagem.
A reportagem já acionou a assessoria de imprensa da prefeitura para pedir um posicionamento sobre o caso.