PSB de olho no Brasil | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 1 de novembro de 2018 às 8:49

PSB de olho no Brasil


Está quente entre os aliados do governador eleito Renato Casagrande (PSB) as tratativas para montar a equipe do governo. Casagrande pouco tem falado sobre o tema. Um dos cotados é o deputado Paulo Foletto (PSB). Acontece que parte do PSB defende que Foletto permaneça no Congresso, uma vez que os deputados eleitos da sigla em grande parte são jovens e inexperientes e Foletto que já ocupou diversas vezes a liderança do PSB no Congresso, seria um dos articuladores principais do partido em Brasília. Ainda mais que o suplente de Foletto seria o jornalista Ted Conti, também inexperiente na política. Logo a ida de Foletto para o secretariado de Casagrande poderia fragilizar o PSB num cenário político de tensão com Jair Bolsonaro (PSL) na presidência.

PDT de olho no Brasil

Aqui da Serra, fala-se que o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) também está entre os cotados para compor o secretariado. O que pesa contra Vidigal é o próprio PDT. Caso o ex-prefeito da Serra seja nomeado secretário de estado, quem ocuparia a vaga de deputado federal é Neucimar Fraga (PSD). Com isso o PDT perderia um de seus 28 deputados. O partido quer liderar o campo de oposição no Congresso, e não aceitaria perder um deputado, ainda mais para o PSD que é partido do ‘centrão’ e deve compor com o Governo Bolsonaro.

Receita de isolamento

Um plano B do PDT capixaba seria colocar a esposa, Sueli Vidigal (PDT). Mas lideranças políticas relativizam que foi essa mesma prática de priorizar os interesses familiares em detrimento de aliados, que ocasionou num isolamento político de Vidigal na Serra.

A rebelião de Nacib

Falando em PDT, especula-se nos corredores da Câmara da Serra que o vereador Nacib Haddad (PDT) está fechadinho com o prefeito Audifax Barcelos (Rede). Nacib está há 6 anos ‘chicoteando’ a gestão de Audifax na tribuna da Câmara, e é um dos responsáveis pela articulação que culminou na subida de Rodrigo Caldeira (Rede) para a presidência da Casa, então desafeto do prefeito. Mas agora, as coisas parecem ter mudado e especula-se inclusive que Nacib deve deixar o PDT em breve.

Esticando a linha

Quem está uma arara com Jaílson Miranda, secretário de Defesa Social da Serra é o vereador Cabo Porto (PSB). Na tribuna da Câmara o parlamentar tem feito duras críticas à gestão de Jaílson, acusando-o de ineficiência. Porto cobra um cerco eletrônico contra furto de veículos na Serra; a compra de drones para auxiliar a guarda municipal no combate de invasões, queimada e tráfico de drogas. Além disso, Porto está reivindicando sua nomeação no Conselho de Segurança Pública. Segundo o vereador Jaílson estaria protelando propositalmente a nomeação de vereadores no Conselho.

Já ir para PSL

Já no campo político, Cabo Porto está cotado no mercado político para se filiar no PSL, do presidente eleito Jair Bolsonaro.  O motivo seria que o PSB deve filiar novos nomes como os vereadores Galinhão (atual PTC) e Fabão da Habitação (atual PSD), o que acarretaria no inchaço do partido para 2020. Além disso, Porto teria mais afinidade com as proposta do PSL, especialmente no campo da segurança pública.

Respiro para a Sede

Essa semana o Prefeito Audifax Barcelos (Rede) junto com comerciantes da Serra sede assinaram um termo para iniciar a licitação para a construção de novo prédio da Prefeitura da Serra, que vai atender as secretárias de Saúde e Educação, a intenção é que a região da Sede seja contemplada com o investimento. O valor orçando pode chegar à R$ 20 milhões. Comerciantes ficaram satisfeitos, uma vez que eles vêm sistematicamente denunciando o esvaziamento de Serra-Sede por conta de saída de repartições públicas da região.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por