No último sábado, dois eventos mexeram com o mundo político da cidade. Enquanto a cúpula estadual do PSB lançava oficialmente a pré-candidatura de Bruno Lamas à Prefeitura da Serra, o porta-voz nacional da Rede, Pedro Ivo, e o prefeito Audifax Barcelos confirmavam que o partido terá um nome próprio para a eleição. Fato este que selou o racha entre os Lamas e Audifax, que deverão estar em lados opostos em 2020.
Ocorrido no cerimonial Porto Bello, em Jardim Camburi, Bruno teve seu nome confirmado pelo presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, e validado também pelo governador Renato Casagrande. “Bruno é o nosso candidato na Serra; a expectativa é fazermos uma bela campanha e irmos para o segundo turno”, disse Gavini.
Apesar da confirmação oficial de pré-campanha, nos bastidores, comenta-se que a orientação de Casagrande seria para deixar Bruno se lançar e fazer movimentos no sentido de ser efetivamente candidato. Entretanto, em junho, haveria uma nova reunião para avaliar a competitividade de Bruno mediante pesquisa de intenção de votos. Se, por ventura, os dados se mostrarem desfavoráveis, o partido poderá tomar novos rumos, entre eles, apoiar o deputado Sérgio Vidigal do PDT, que está alinhado com Casagrande no âmbito local e nacional.
Enquanto o evento do PSB transcorria, Audifax estava discursando ao microfone no Clube da Boa Convivência de Laranjeiras. Foi lá que o prefeito confirmou que a Rede irá lançar candidato próprio e o nome será anunciado no início de março. “Vamos lançar o nosso candidato para impedir o retorno do atraso”, disse Audifax, numa clara referência ao adversário político, Sérgio Vidigal.
O prefeito vem instigando aliados de outros partidos para se lançarem como candidatos com o objetivo de encher o cenário eleitoral e reduzir as votações de todos. Com isso, seu candidato teria mais chances de ir para o segundo turno.
De acordo com o prefeito, o candidato a ser escolhido terá a incumbência de defender a atual gestão de Audifax. Fato que confirma a intenção de que esse candidato deverá ser um de seus secretários. O meio político especula ao menos três: Jolhiomar Massariol (Coordenadoria), Igor Elson (Serviços) e Elcimara Rangel (Assistência Social).
Além de Audifax, o porta-voz nacional, Pedro Ivo, também confirmou que o partido terá candidato próprio. Disse, também, o diretório capixaba terá total liberdade para formar alianças de acordo com os arranjos locais.