Por Conceição Nascimento
Atento à costura que pode levar o prefeito Audifax Barcelos (PSB) para a Rede Sustentabilidade, onde disputaria a reeleição, a direção estadual do PSB já prepara um plano B para concorrer à prefeitura em 2016. Trata-se de lançar o nome do deputado estadual Bruno Lamas, único representante da Serra na Assembleia Legislativa.
Emissários do prefeito Audifax dão como certa a sua filiação ao partido idealizado pela ex-senadora Marina Silva, que estaria, inclusive, mantendo contatos telefônicos com Barcelos para discutir os rumos do partido na Serra e no Estado. Vale lembrar que o Rede ainda não conseguiu registro, mas há expectativa que isto seja feito na próxima terça (22).
Ao ser abordado sobre o assunto, o presidente estadual do PSB, deputado federal Paulo Foletto, disse que a direção da legenda ainda acredita na permanência de Barcelos nas suas fileiras.
“Audifax nunca falou publicamente que sairá do partido e contamos que ele permanecerá conosco. Faremos esforço para que ele continue no partido, mas se ele sair, quem representará o PSB na disputa será Bruno Lamas”.
Apesar das especulações sobre sua saída do PSB, o prefeito Audifax Barcelos sempre evita o assunto. Há duas semanas, disse à reportagem do Tempo Novo que “a Rede não existe ainda e não posso falar sobre o que não existe”.
Já Bruno Lamas disse, por meio de sua assessoria, que “vai aguardar as decisões e os prazos para as filiações. Vou esperar a decisão do prefeito para qualquer movimentação”, pondera.
Foletto disse ainda que a meta do PSB é ampliar o número de vereadores da sigla no Estado. “Um vereador em cada município, ao menos”, disse.
Sobre especulações de que o ex-governador Renato Casagrande poderia disputar as eleições pela Prefeitura do Serra, descartou. “Militantes do PSB defendem que ele dispute a Prefeitura de Vitória, mas atualmente está mantida a parceria com o prefeito Luciano Rezende (PPS)”, explica.