Esta semana a UMES da Serra (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), que é dirigida por membros da ala jovem do PSB, fez evento no colégio Americano Batista em Laranjeiras, o tema foi educação e a participação dos jovens na política. Estiveram presentes várias lideranças políticas de peso do partido, como o deputado federal Paulo Foletto e o ex-governador e palestrante da noite, Renato Casagrande.
…. Bruno é reprovado…
O que chamou a atenção foi à ausência do deputado estadual Bruno Lamas (PSB). Segundo presentes, o deputado não teria sido convidado para o evento. A informação que circulou a boca miúda durante o evento é que Lamas não estaria dando muita atenção a juventude socialista e os dirigentes estariam desiludidos com o deputado. Já uma das desafetas políticas de Bruno, a subsecretária de Trabalho, Débora Alves estava presente e compôs a mesa de autoridades no evento.
… e Renato passa no teste
Durante a palestra de Casagrande, os jovens estudantes começaram a gritar “volta Casagrande”, em alusão a possibilidade de Casagrande ser candidato ao governo do ES no ano que vem. O ex-governador, por sua vez, com um sorriso de canto a canto respondeu, “olha que eu volto” seguido por uma chuva de aplausos.
Não deu bandeira
Parece que fez água uma das principais bandeiras de campanha para as eleições de 2018, do deputado federal Carlos Manato (SD), a polêmica lei que da anistia aos PM’s capixabas que participaram da paralisação em fevereiro, gerando o colapso na segurança. Isso porque, diante do cenário caótico em que a República vive, com escândalos de corrupção e reformas complexas, a Comissão de Constituição e Justiça resolveu engavetar o projeto. Manato agora deve se concentrar em montar o palanque capixaba do presidenciável Jair Bolsonaro (PSC).
Tomando fôlego
Falando na crise da segurança de fevereiro, esta semana o Secretário de Segurança Pública, André Garcia, tirou férias. Garcia ficou no olho do furacão durante aquele triste período que os capixabas viveram. Quem assume interinamente é a subsecretária de Integração Institucional da Sesp, Gracimeri Gaviorno, que ficará à frente da pasta, por 10 dias.
Pocando a rede
O ex-petista Roberto Carlos segue com algumas dificuldades políticas para se filiar à Rede Sustentabilidade, do prefeito Audifax Barcelos. A expectativa era de que a filiação saísse durante esta semana, mas deve se prolongar. Na semana que vem haverá uma reunião entre membros do partido e este assunto deverá render muito. Entre os principais apoiadores de Roberto, está o atual deputado estadual Marcos Bruno.
Pocando a rede II
A conversa que circula dentro da Rede, é que a filiação de Roberto Carlos poderá espantar outras filiações pelo interior do estado, já que o ex-petista é visto como um candidato bastante competitivo.
Cai Marco, sobe Lauriete
Esta semana houve troca no primeiro escalão do prefeito Audifax Barcelos. Sai Marco Antônio Lima Freire e entra Lauriete Caneva. Marco Antônio era visto como um cargo do PMBD, ligado ao vereador Luiz Carlos Moreira. Já Lauriete, tem um logo currículo como secretária na Serra e apesar das relações com o PT, ao que tudo indica não é um espaço de cota do partido. Informações de bastidor dão conta que a Secretária vinha com problemas, principalmente em intermediar vagas de trabalho junto às empresas. As mais recentes teriam sido dois supermercados, um em Limoeiro e outro em Barcelona, onde o Sine não teria conseguido intermediar nenhuma vaga.