Categories: Política

PSB e PPS vão virar um único partido

Presidente estadual do PSB e deputado federal Paulo Foletto disse que a fusão deve ficar pronta em 45 dias. Foto: Arquivo/TN

Por Conceição Nascimento

O flerte teve início em 2014, mas o primeiro passo foi dado na última quarta-feira (29), quando o Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciaram a fusão, por meio de entrevista coletiva concedida pelos presidentes nacionais das siglas, Roberto Freire e Carlos Siqueira, respectivamente.

Caso seja confirmada a fusão, a nova legenda terá 792 mil filiados, quatro governadores, sete senadores, 45 deputados federais, 92 estaduais, 588 prefeitos e 5.831 vereadores, segundo dados dos dois partidos. O nome da nova agremiação ainda não foi definido, mas PSB40 é o que defende o grupo ligado ao PSB.

De acordo com o presidente estadual do PSB, deputado federal Paulo Foletto, o processo de fusão das legendas estará concluído em aproximadamente 45 dias. “Após a realização de encontros regionais e da assembleia nacional, com representantes dos dois partidos, quando será eleita a direção nacional”, disse.

O parlamentar acrescentou que a maioria das lideranças políticas do PSB no Estado está favorável à fusão. “Caminhamos juntos na eleição de Vitória e na disputa pelo Governo do Estado em 2014. A fusão vai resultar em um partido mais forte, que vai contribuir com a política capixaba”, avaliou.

Sobre o nome do novo partido, Foletto explicou que existem sugestões para que seja PSB40 ou PS40. “É uma discussão que ainda não finalizamos”, conta.

Já o presidente municipal do PPS, o ex-vereador João Batista Piol, pondera que é provável que haja divergências entre os filiados, em função do comando do novo partido. “Mas é uma boa proposta, pois o partido ficará mais forte. Entretanto precisamos entender como ficarão os comandos desse partido”, pondera.

No município

Na Serra, o PSB tem a prefeitura, com Audifax Barcelos, um deputado estadual, Bruno Lamas, e o vereador Antônio Boy do INSS. Entretanto, o vereador tem sido oposição ao prefeito do seu partido. Não há políticos com mandato filiados ao PPS no município.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Verme do coração: o perigo silencioso para a saúde do cão

A dirofilariose canina, também conhecida como "verme do coração", é uma doença parasitária grave que afeta os cães. Crédito: Freepík…

7 minutos atrás

Industrializados que vão salvar sua dieta: é só saber escolher!

Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito:…

15 minutos atrás

Comunicado – 16/01/2025

publicidade legal - 16-01-2025Baixar

26 minutos atrás

Vai dar praia no fim de semana? Veja a previsão do tempo para a Serra

Previsão é de sol na Serra para o final de semana. Após muitos dias com o tempo instável, seja nublado…

33 minutos atrás

Serra é a cidade com menos mortes no trânsito da Grande Vitória

Os motociclistas continuam sendo os mais vulneráveis no trânsito capixaba: dos 973 mortes registradas em 2024, 498 foram de motociclistas…

37 minutos atrás

Carro capota e pega fogo após motorista avançar sinal em cruzamento na Serra

Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…

16 horas atrás