Mestre Álvaro

PSDB da Serra faz convenção sem definir apoio a prefeito

Neste domingo (04), o PSDB fará sua convenção às 9h na Associação de Moradores de Barcelona. O evento vai homologar as candidaturas dos vereadores, porém, ainda deve ficar em aberto a composição partidária para a disputa majoritária. Isso porque três partidos disputam a aliança com os tucanos, do deputado Vandinho Leite: o PP, do pré-candidato Audifax Barcelos; o Republicanos, do candidato Pablo Muribeca; e o PDT, do pré-candidato Weverson Meireles.

Informações internas do PSDB apontam que o evento deve decidir por Nilza Cordeiro como o nome escolhido pelo grupo para a vice na chapa — uma condição que Vandinho tem colocado à mesa. Isso porque Nilza é profissional na área de saúde, que tem sido uma questão chave na Serra; ela já ocupou funções de direção em unidades de saúde e unidades de pronto atendimento. Foi diretora da Assembleia Legislativa e atualmente preside o PSDB Serra.

A escolha do nome vai passar pelo crivo do grupo, e considerando que foi Nilza quem coordenou a montagem da chapa dos vereadores do partido, e detém forte apoio e confiança deles, tudo aponta que ela seja a escolhida.

Um segundo nome que se especula é o do presidente da Associação dos Pastores Evangélicos da Serra, conhecido como pastor Marcelo. Caso a opção do grupo durante o evento seja por Nilza, pastor Marcelo deve ser apresentado pelo PSDB como uma indicação para composição de equipe no primeiro escalão, caso a chapa escolhida pelo PSDB ganhe a eleição.

A estratégia de Vandinho é tentar ganhar tempo para avaliar como serão encaminhados os rumos na reta final do calendário eleitoral.

O período de realização de convenções partidárias teve início no dia 20 de julho e vai até 5 de agosto de 2024. Conforme a lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), é obrigatório que qualquer pessoa que pretenda concorrer a um mandato eletivo seja submetida à convenção partidária, com exceção de algumas situações previstas na legislação.

Com a participação de filiadas e filiados da legenda, as convenções partidárias podem ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir a estrutura interna, a organização e o funcionamento do evento. No entanto, todas as decisões tomadas na ocasião precisam ser registradas em uma ata, que deve ser apresentada para efetuar o registro de candidatura. Até o dia 15, tudo isso precisa ser apresentado à Justiça Eleitoral, fase em que não poderá mais haver mudanças.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Serra convoca 300 professores aprovados em concurso público; veja a lista

A Prefeitura da Serra convocou 300 professores aprovados no concurso público; veja a lista dos nomes. Crédito: Divulgação O prefeito…

3 horas atrás

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

12 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

15 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

16 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

17 horas atrás

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…

17 horas atrás