smobile
[secondary_title]

PT aponta escalada do “fascismo” na Serra, prega renovação e lista possíveis candidatos à prefeitura

- PUBLICIDADE-
De acordo com o presidente municipal do PT, Miguel Júnior (foto), o partido vai ter candidato a prefeito da Serra. Crédito: divulgação.

Na tarde da última quarta-feira (29), o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Miguel Júnior, acompanhado do advogado e militante histórico da sigla, Cleber Lanes, estiveram na sede do Jornal Tempo Novo. O objetivo da dupla foi revelar o cenário interno do PT e as tratativas rumo à eleição de 2024. Segundo ambos os petistas, o partido não vai abrir mão de lançar um candidato a prefeito na Serra. Além disso, a montagem de chapa para vereador já se iniciou. Outro item foi a avaliação a respeito dos movimentos da vereadora Elcimara Loureiro (atual PP), que tem se aproximado de muitas lideranças do PT.

De acordo com Miguel Júnior, o PT da Serra sempre contribuiu nos movimentos da geopolítica partidária na Grande Vitória. Por isso, disse o presidente municipal, a sigla eventualmente abriu mão de ter um candidato na Serra, objetivando a construção de alianças em outras cidades. Entretanto, para 2024, o PT da Serra tem a intenção de ser “protagonista” do processo eleitoral serrano.

O presidente municipal acredita que “a cidade está passando por um momento diferente”, do qual está aberta “uma janela de renovação” e é importante que o PT se posicione: “Tem muito tempo que a cidade não tem esse clima que estamos tendo hoje em relação à Audifax e Vidigal. Então, o Partido dos Trabalhadores está hoje convicto de que precisamos pautar a política da cidade. Temos o objetivo de construir uma unidade interna para disputar a Prefeitura em 2024 e uma chapa forte de vereadores para eleger uma boa bancada”, cravou Miguel Júnior.

A respeito de hipotéticos nomes dos quais o partido poderia lançar na Serra, Miguel listou alguns, tanto mandatários quanto militantes que não possuem mandato: “Hoje nós temos a deputada federal Jack Rocha, que foi eleita com 25% dos votos na Serra. Nós temos o Cleber Lanes, que foi candidato a vice-governador (2018). Temos o Reinaldo Centoducatte (ex-reitor da UFES); temos o ex-deputado estadual Roberto Carlos (atualmente assessor direto do senador Fabiano Contarato), e temos também o empreendedor e comunicador Ronaldo Cassundé. Estes são alguns, mas estamos em fase de construção ainda”, revelou. Cleber emendou afirmando que “Ronaldo Cassundé é oficialmente e o único colocado como pré-candidato”.

Tanto Miguel quanto Cleber afirmaram que o momento em que a Serra experimentou um dos melhores ciclos de desenvolvimento foi o período dos governos de Lula/Dilma na presidência. “Precisamos levar para a base e mostrar para a cidade que neste período de 2003 para cá, nos governos do Lula e da Dilma, os progressos que aconteceram na cidade vieram do Governo Federal, de um governo que agora retorna para o bem do Brasil”, disse Cleber Lanes. O advogado vai além, Cleber apontou uma escalada do “fascismo” que chegou à Serra promovida pela “extrema direita”, da qual desde a redemocratização do país estava “encubada e envergonhada”, mas que ganhou voz através do “advento do bolsonarismo”.

Cleber Lanes é advogado e foi candidato a vice-governador em 2018. Crédito: divulgação.

Cleber acredita que é “dever do PT” alertar, em especial, as “camadas mais vulneráveis da sociedade” sobre o que ele chamou de “destruição das conquistas populares”. E completa: “estamos vendo a direita avançando na cidade do mesmo jeito que está avançando no país inteiro. É uma onda de extrema direita que se opõe aos governos populares. A nossa democracia é jovem e precisa ser cuidada todos os dias. Veja, por exemplo, que por um lado, temos Audifax, que é um ator importante na cidade e cujos últimos movimentos o levaram para a extrema direita e, de certa forma, se isola. Vejo o Sérgio [Vidigal] que, ao invés de se articular com o centro e a esquerda, faz um movimento altamente conservador. Tem aí figuras como o [Pablo] Muribeca, Vandinho [Leite], [Alexandre] Xambinho; um vice-prefeito [Thiago Carreiro] e o próprio PL… todos fazendo um movimento de direita que não condiz com a história da Serra”, critica Lanes.

Questionado sobre a relação do PT da Serra com o público evangélico, Cleber afirmou que o partido prega a liberdade religiosa e historicamente sempre dialogou com os evangélicos, e citou a deputada carioca e líder evangélica Benedita Silva: “Os evangélicos são de extrema importância para a Serra, pois são eles que estão nas comunidades enfrentando todo tipo de violência, seja a violência urbana, bem como a violência contra a mulher, contra o negro e contra as minorias. Infelizmente, muita gente mal intencionada manipulou a fé para atacar e mentir sobre o PT, quando na verdade, quem criou a Lei de liberdade religiosa foi Lula”, citou Cleber.

O PT não tem veto a Elcimara, mas se a filiação ficar para março, pode “inviabilizar”

Da esquerda para direita: Iriny Lopes, deputada estadual (PT); Elcimara Loureiro , vereadora da Serra (PP); e Lourencia Riani, ex-vice prefeita (PT). Crédito: Leonardo Medeiros.

A vereadora da Serra Elcimara Loureiro vem dialogando com líderes do PT local e estadual; é um ‘namoro’ que se intensificou nas últimas semanas e aponta ela como uma possível incorporação ao PT. Sobre isso, Miguel e Cleber afirmaram não haver veto, porém acreditam que se for para se filiar somente em março [quando abre a janela partidária], as tratativas podem ser inviabilizadas.

“Esta semana eu conversei com a vereadora, a partir da matéria do Tempo Novo. Ela está entusiasmada para vir para o Partido dos Trabalhadores e tem as mesmas pautas progressistas que o PT defende; o sentimento que eu tenho dentro da direção partidária é de que não há veto na vinda dela, mas precisamos construir e tratar a entrada dela no PT e a saída dela do partido onde ela está [PP – Partido Progressista]. Mas se ela for esperar a janela [março de 2024], vai perder tempo nesse debate”, detalhou Miguel Júnior.

Perguntado pela reportagem se essa afirmação de que “pode perder tempo” caso a filiação fique para março significaria objetivamente a inviabilização da vereadora no PT, Cleber Lanes foi direto: “Sim. Mas é um nome que pode vir para o debate, inclusive para a chapa majoritária. A gente precisa tratar todo mundo com carinho; temos um apreço forte por ela, pelo mandato que está exercendo na cidade. O PT não tem veto, mas se for para março, vamos ser inviabilizados pelo tempo”. E finalizou: “se ela vier, vai encontrar um partido que não tem um vereador de mandato; ao final estará encontrando uma sigla atrativa neste ambiente de confusão partidária que tem por aí. E daqui a pouco vai todo mundo se pegar porque vão procurar um partido para se reeleger e não vão encontrar. Vai ser um caos. E o PT está sem vereador de mandato. Eu, no lugar dela, ficaria de olho no PT mesmo”.

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já começaram a protocolar projetos e indicações sobre temas do âmbito municipal. Até o...

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

Um guindaste tombou enquanto era utilizado em uma operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão, em Vitória, na tarde desta quarta-feira...

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno promete agitar o público na Expocapixaba, evento que acontece no Parque da Cidade, em Laranjeiras, neste fim de semana. A...

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Nesta sexta-feira (24), o Pocar Comedy Night recebe o comediante Flávio Andradde: "O Tabacudo", às 21h, com o show "Jogando Conversa Fora". Conhecido por seu...

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas Vidros Especiais, uma das principais indústrias de vidros no Espírito Santo, está com uma força-tarefa de recrutamento em sua unidade no Civit...

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um carro no bairro André Carloni, na Serra. Dentro do veículo estavam um homem e mãe dele,...

Comunicados – 22/01/2025

publicidade legal - 22-01-2025Baixar

Pablo Muribeca já soma R$ 520 mil em condenações por fake news e irregularidades eleitorais

A eleição de 2024 ainda está longe de terminar para o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Até o momento, o então candidato a prefeito...

Conheça os parasitas de pele mais frequentes nos felinos

Os ectoparasitas mais comuns em gatos são aqueles que vivem na pele ou no pelo, causando desconforto, coceira e, em alguns casos, problemas de...
...