Categories: Notícias

PT de Lula sofre nova derrota na Serra e não elege nenhum vereador

O Partido dos Trabalhadores amargou mais uma vez o resultado das eleições proporcionais, ficando de fora da Câmara da Serra. O partido, que outrora ocupou cadeiras no Legislativo Municipal, não elegeu nenhum representante desde as eleições de 2020. A legenda estava em federação com PCdoB e PV.

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos mais votados do PT traz Elcimara Loureiro em primeiro lugar com 2.028 votos; seguida de Gilmar Carlos, com 1.904 votos e Ivo Lopes, que acumulou 1.529 votos. O ex-vereador Aecio Leite teve 1.231 votos.

Ivo Lopes alcançou 1.529 votos. Foto: Divulgação

Segundo o candidato Ivo Lopes, o PT precisa voltar a dialogar com base. “A direção do PT vem se afastando dos processos de disputas e dos espaços de associações e conselhos. Nós do PT da Serra temos que rever nossa atuação na cidade e nossa postura diante as gestões municipais. O eleitorado espera do PT um partido combativo, perdemos isso nos últimos anos e estamos colhendo o resultado”, avaliou Lopes, que é estudante de Direito e liderança comunitária.

O Professor Roberto Carlos, que disputou o cargo de prefeito, analisou o cenário. “Nossa expectativa era fazer dois vereadores, provavelmente um do PV e outro do PT, mas infelizmente a gente não conseguiu, de forma que o PT perde a representação na Câmara. Desejo sorte ao Stefano, do PV e aos parlamentares do campo democrático e que a Câmara tenha uma participação importante para melhorar a vida das pessoas”, comentou.

Presidente municipal do PT, Miguel Júnior disse que o partido saiu “muito bem da eleição”. Segundo ele, não se deve olhar o PT isolado, mas como uma federação, composta ainda pelo PCdoB e PV. “Se olhar isoladamente, tivemos muito mais votos do que na eleição passada. A federação elegeu um vereador, Stefano Andrade (PV), ficamos com as suplências. Com a mudança na Legislação, nós sabíamos que corríamos esse risco, porque dependíamos do desempenho individual de cada candidato”, afirmou.

Questionado se o PT perdeu musculatura na Serra, disse que não. “O problema foi a construção, com algumas pessoas, foi centralizado e, com a saída dessas pessoas, ficou desestruturado”, acrescentou.

Já o cientista social Odmar Péricles do Nascimento avalia que “o Partido dos Trabalhadores – Serra ficou velho, feio, arcaico. Não oferece mais atratividade”, avaliou.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Serra convoca 300 professores aprovados em concurso público; veja a lista

A Prefeitura da Serra convocou 300 professores aprovados no concurso público; veja a lista dos nomes. Crédito: Divulgação O prefeito…

3 horas atrás

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

12 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

15 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

16 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

17 horas atrás

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…

17 horas atrás