Uma novidade desponta nas eleições 2022, no Partido dos Trabalhadores (PT). Trata-se da pré-candidatura coletiva jovem a deputado federal. No Espírito Santo, o partido tem três pré-candidatos para essa coletiva, e um deles, Ivo Lopes, representa a Serra. Ivo é morador da Serra, estudante de Direito e de Ciências Sociais, além de secretário de Juventude do PT.
Manu Kisse é outra que está na pré-candidatura coletiva. Ela é moradora de Vitória, estudante de Ciências Sociais e vice-presidente da UNE no Estado. Já Illona Açucena é moradora de Cariacica, estudante de Enfermagem e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Segundo documento assinado pelos jovens, a pré-candidatura se propõe a pautar uma nova cultura de representação política, com um projeto inclusivo. Sobre a questão da coletiva, o texto explica.
“O sistema eleitoral brasileiro se estrutura em disputas individualizadas. Entretanto, há a possibilidade de se construir um mandato coletivo ou compartilhado, a partir de um acordo informal com os parlamentares que compõem o projeto”.
O grupo defende candidatura própria do PT ao Governo do Estado, com Fabiano Contarato representando a legenda. Já o senador usou as redes sociais para declarar apoio aos jovens. “São três jovens de diferentes cidades capixabas, que têm meu incondicional apoio na construção da pré-candidatura coletiva à Câmara Federal. Essa é uma importante iniciativa, uma valiosa busca da representatividade das minorias e de uma nova cultura de representação política. Contem comigo, afirmou.