Mestre Álvaro

PT no ‘banho-maria’ de Vidigal

Vidigal arrasta as articulações com o PT da Serra para ganhar tempo e definir os melhores rumos do PDT na campanha a prefeito da Sera. Crédito: Divulgação.

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito presidente, o Partido dos Trabalhadores (PT) está buscando maior inserção na administração de Sergio Vidigal (PDT), prefeito da Serra. A manobra, organizada pelo deputado estadual João Coser, tem foco na estrutura da Secretária de Habitação, que foi incorporada a Secretária de Assistência Social. O objetivo de Coser, na verdade, é pavimentar uma aliança entre PT e PDT para as eleições municipais de 2024 em Vitória, onde ele é pré-candidato. A tentativa de aliança não é nova, mas desta vez, Vidigal tem mantido o PT à distância, aguardando o momento oportuno para tomar uma decisão definitiva.

Vidigal parece relutante em integrar o PT em sua administração no curto prazo. Especificamente, as abordagens de políticas habitacionais favorecidas pelo governo Lula, voltadas para a população de baixa renda, parecem discordar das posições de Vidigal. Este, por sua vez, vem promovendo iniciativas destinadas a atrair uma demografia menos dependente dos serviços públicos. Segundo ele, 80% da população da Serra é usuária de serviços públicos como escolas, saúde e transporte. Por isso, suas políticas têm como objetivo diversificar esse perfil populacional para diminuir a demanda social. Resiltado direto disso, por exemplo, é que o Plano Diretor Urbano da Serra (PDU), instituído este ano, limitou o tamanho mínimo dos loteamentos para tentar conter o impacto de projetos habitacionais de baixo custo.

Politicamente, Vidigal pode ter ainda mais razões para hesitar em acolher o PT. A Serra é uma das cidades com maior proporção de evangélicos no Brasil, um grupo que apresenta resistência ao PT – apesar de não ser uma regra – e muito vulnerável as pautas de costumes indexadas ao partido. Com uma postura pragmática, Vidigal parece questionar o que o PT pode realmente oferecer. Mas Vidigal, pelo menos por enquanto, parece querer evitar uma candidatura própria do PT, mantendo o partido numa espécie de limbo político.

O que ele fez em 2020 talvez forneça pistas. Ele evitou uma candidatura própria do PT, sem incorporá-los em sua própria chapa. O resultado foi desastroso para o PT, que ficou sem assentos na Câmara Municipal pela primeira vez desde a redemocratização. Será que o PT está disposto a repetir essa estratégia, especialmente com Lula novamente no poder?

O PT enfrenta uma encruzilhada: se sujeitar novamente a esse papel o que pode levar à irrelevância política. Paralelamente não quer a fragmentação do campo progressista, já que pode abrir caminho para campanhas adversárias. Uma candidatura própria, embora arriscada, poderia até ser viabilizada, pois nomes o partido até tem, como a vereadora Elcimara Loureiro, que só não está ainda filiada no papel pois a janela de mudança partidária é mais para frente, mas já foi incorporada ao PT há algum tempo; além do ex-deputado Roberto Carlos e de Gilmar Ferreira – personalidade antiga do PT/Serra.

Mas a condição para isso depende fortemente do PT em Vitória, que tradicionalmente tem priorizado suas próprias necessidades políticas em detrimento das da Serra. Portanto, enquanto Vidigal mantém o PT no ‘banho-maria’, o destino político do partido na cidade permanece incerto. O PT Serra tem tentado uma agenda com Vidigal, que deve ocorrer nas próximas semanas. Pode ser um ponto de inflexão do partido para as decisões que serão tomadas. Talvez, a conversa flua não pela candidatura própria, mas pela ajuda na montagem da chapa de vereadores, para que o partido não fique novamente sem representantes. Seria um prêmio de consolação para o banho-maria que o PT está. Certo é que o destino do PT é uma das pontas soltas na Serra, que antes de debater nomes, pelo visto precisa debater o destino.

Leia +  O ‘novo’ Vidigal que fala em macroprojetos arrojados e crédito internacional

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

18 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

18 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

21 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

21 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

22 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás