Alunos de uma escola estadual tradicional de Jacaraípe estão sem praticar esportes nas aulas de Educação Física. Isso porque a quadra da Escola Francisco Nascimento foi interditada no último dia 24 de agosto por causa de vários problemas na estrutura. A empresa de planejamento, projetos e gerenciamento de obras Geplan emitiu um boletim de inspeção técnica recomendando a interdição do local.
O boletim aponta que telhas estão desprendendo da cobertura; a estrutura metálica apresenta alta corrosão, agravada nos pilares e tenças; deterioração dos alambrados laterais; ferragem e condutores elétricos expostos. A recomendação foi que houvesse interdição imediata com isolamento da área.
“Nós estamos tendo aulas de Educação Física em sala, teórica. O máximo de jogo que praticamos é o xadrez. Não podemos mais fazer atividades. Tem telhas com risco de queda, a estrutura está muito enferrujada. Tem mais de dois anos que está assim. E agora, com a quadra fechada, não temos espaço nem para o intervalo direito, pois a escola é muito pequena”, disse um aluno do 2º ano do Ensino Médio que não quis se identificar.
A mãe do aluno, que também não quis se identificar, está preocupada. “Tenho medo de que a estrutura venha abaixo e atinja o prédio onde as crianças estudam, pois é muito colada das salas de aula”, afirma a mãe.
Mas para professores não há risco de desabamento. Duas professoras, que não quiseram se identificar, afirmaram que a quadra está isolada, mas que não há risco de desabamento e que a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) já está providenciando a reforma.
A assessoria de imprensa da Sedu confirmou que a quadra foi interditada, preventivamente, após visita dos técnicos da engenharia. Afirmou que os alunos estão realizando as aulas de Educação Física em outros espaços da unidade. Prometeu que as obras terão início em outubro, mas não deu prazo para conclusão. Disse que a licitação para contratação da empresa para realizar os reparos na quadra já está em trâmite.