As caixas de areia devem ter 1 ½ vezes o comprimento do seu gato, do focinho à base da cauda. Sim, quanto maiores, melhor.
Deve permitir que ele faça todo o seu ritual de entrar, cavar e girar dentro dela sem que a caixa vire, sem que ele fique espremido e o corpo dentro da caixa com o bumbum de fora, ou com o bumbum dentro da caixa e todo o corpo de fora.
As caixas compradas em lojas de materiais de construção tem um tamanho adequado, pois são grandes e largas.
Para gatos idosos, ou gatos com problemas articulares o ideal é utilizar uma caixa grande adaptada (cortar uma lateral para que ele não faça esforço ao levantar a pata para entra, ou uma caixa grande e alta (tipo tapoer) com uma entrada furada.
Muitas vezes você precisará descobrir qual a melhor caixa para ele, pois a que você escolheu talvez não o agrade, mas vamos começar por essas dicas simples que na maior parte das vezes funciona.
+ Tudo o que você precisa saber sobre caixa de areia e gato
Que tipo de areia devo usar?
Nada de areia perfumada! Isso pode agradar ao olfato dos tutores, mas não agrada aos gatos. Mas o proprietário fala assim: “mas eu coloco e meu gato usa!” obviamente seu gato não pode ir na loja e trocar a areia, então ele usará a que tem. Outra coisa, os cheiros podem trazer problemas para os gatos asmáticos, ou pode favorecer para que ele tenha esse problema.
Prefira utilizar areias macias e que formem torrões (as de sílica também não são indicadas por causa da textura e eliminação de poeira quando são manipuladas).
Todas as areias soltam as famosas poeiras também não são indicadas.
Teste várias areias se seu gato não tiver aceitando, isso é individual. Às vezes gatos de uma mesma casa têm preferências por areias com texturas diferentes.
Uma dica é comprar várias texturas diferentes e colocar nas caixas, deixe lá. Daí você verificará a que ele mais se adapta.
Limpeza da caixa de areia
A caixa de areia precisa ser limpa diariamente, ou todas as vezes que o gato defecar. Lave a caixa de areia a cada 1-4 semanas usando apenas água quente e sabão. Evite usar produtos químicos fortes ou quaisquer produtos à base de amônia.
Em relação às trocas de areia, todas as vezes em que a caixa for lavada deve-se trocar totalmente a areia.
Também ao ser retirado os torrões, a quantidade de areia na caixa irá diminuir gradativamente. Vá completando para que ela não fique vazia.