Categories: Notícias

Quase 100 mil eleitores da Serra não foram votar no 1º turno

Longas filas se formaram em alguns bairros da Serra após problemas com as urnas. Foto: Divulgação

Os resultados das eleições municipais na Serra provocaram surpresas entre os candidatos do município, principalmente na disputa majoritária. Entretanto, também chamou a atenção de observadores políticos e candidatos o número de abstenções, que totalizou 98.344 eleitores. Esta soma que poderia ter definido a eleição em primeiro turno, pois trata-se de 27,13% do eleitorado total da Serra.

Neste montante não estão incluídos votos brancos e nulos, uma vez que estes eleitores compareceram para deliberar que iriam anular seus votos. A Serra tem 362.524 eleitores, o maior colégio eleitoral do Espírito Santo.

Odmar Péricles analisou o resultado das eleições. Foto: Divulgação

Na avaliação do cientista social Odmar Péricles do Nascimento, a Serra seguiu a tendência nacional. “Nacionalmente mais de 21% se abstiveram de votar. Serra seguiu essa tendência. É possível que se mantenha isso no segundo turno”, analisou.

Ele acrescentou pontuando que “há o movimento de distanciamento do processo democrático, via o recrudescimento ideológico. E esse processo traz descrenças e incertezas”, completou.

Foram eleitos neste domingo (6) os 23 vereadores para a legislatura 2025-2028 e indicados dois candidatos ao segundo turno, na disputa pela Prefeitura da Serra: Weverson Meireles (PDT), que obteve 97.087 votos (39.66%) e Pablo Muribeca (Republicanos), que recebeu 61.690 votos (25.20%). Ambos disputam o cargo de prefeito em 27 de outubro.

Problemas com biometria:

Segundo Sanderson Almeida, que acompanhou a votação como delegado de partido, o sistema de biometria estava dando problema e foi preciso reiniciar a urna seis vezes nos bairros Planalto Serrano e Vista da Serra. “Eleitores impacientes não esperaram e foram embora”, contou Sanderson.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), “algumas urnas apresentaram problemas na Serra e precisaram ser substituídas”.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

3 dias atrás