Prorrogado até o dia 23 de novembro, o Programa de Recuperação Fiscal da Serra – Refis 2022 já recuperou quase R$ 54 milhões em dívidas. De acordo com o secretário da Fazenda, Henrique Valentim, 15.548 contribuintes procuraram a Prefeitura da Serra para negociar suas dívidas.
No total, foram recuperados 53,7 milhões em dívidas. Deste total, cerca de R$ 30,2 milhões já entraram no caixa da Prefeitura e R$ 23,5 milhões foram parcelados.
“Tivemos uma adesão muito grande e por conta dessa procura que vimos nos últimos dois dias de Refis que decidimos prorrogar. Nós vimos que tinha margem para isto, visto que no último Refis realizado em 2019, a adesão dos contribuintes chegou a 6.490 mil. Esse número é muito expressivo quando se faz a comparação, visto que 2019, foi um ano de movimentação financeira melhor e inflação menor. Os números consolidam o Refis 2022 como o maior da história. Um aumento de mais de 139%”, disse Henrique.
Através do programa, é possível renegociar dívidas com tributos como IPTU, ITBI, ISSQN, taxas ou autos de infração.
Para aderir, o contribuinte pode procurar as regionais fiscais da Secretaria da Fazenda, localizadas no Pró-Cidadão, em Jacaraípe (telefone 3252-7429), e no térreo do prédio da PMS, na Serra-Sede, cujo telefone 3291-2101.
Há também a opção de se informar sobre os descontos, condições de parcelamento e forma de pagamento pelo Whatsapp. Basta acessar: https://atendimento.serra.es.gov.br/. A linha está disponível das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Planejamento
O sucesso do Refiz 2022, segundo Henrique, se deu pela comunicação. “Nosso grande desafio foi fazer com que a informação do Refis chegasse até o contribuinte da Serra de forma maciça”.
Para isso, Henrique contou que a Prefeitura realizou lives com contadores e fizeram diversas mídias. “A comunicação foi o segredo, imprensa, vereadores que ajudaram a divulgar, redes sociais”.
Henrique pontuou a facilidade do atendimento ao contribuinte por meio do WhatsApp. “Por outro lado, quisemos ofertar facilidade ao contribuinte de chegar até a informação de seus débitos. Fizemos o site, lançamos a comunicação pelo Whatsapp, onde o contribuinte por meio de clique é direcionado para atendente da nossa Secretaria que informa seus débitos e dependendo da situação envia até a guia de pagamento por ali mesmo. O agendamento para atendimento também agilizou todo o processo”.
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