Thiago Albuquerque
Thales da Silveira de Jesus, de apenas 17 anos, foi assassinado a tiros em Feu Rosa quando ia para a igreja. Foi no último dia 29 de setembro. Três dias antes, o vigilante Claudiano Meireles, de 30 anos, perdeu a vida de forma semelhante ao ser alvejado por quatro disparos de arma de fogo no bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe. Os dois jovens fazem parte dos 17 casos de assassinatos só em setembro e dos 237 registrados nos nove primeiros meses deste ano na Serra.
O município, que é o lugar onde mais se mata no Espírito Santo há mais de duas décadas, já acumula uma alta de 9% de assassinatos em relação ao período entre janeiro e setembro de 2016. Porém, o viés de alta nos crimes contra a vida verificados desde o aquartelamento da PM em fevereiro último mostrou, pela primeira vez, desde então, tendência de queda. Os 17 casos de setembro de 2017 representam recuo de 19% em relação aos 21 casos do mesmo mês em 2016.
Na Grande Vitória foram 50 homicídios em setembro último. Treze em Cariacica, dez em Vila Velha; seis em Vitória; dois em Guarapari; um em Fundão e um em Viana. O recuo dos números na região metropolitana em relação a setembro de 2016 foi mais agudo que na Serra, 19%.
De janeiro a setembro, foram assassinadas 1080 pessoas em todo o Estado. Um aumento de 19% em relação ao ano passado, onde foram registrados 905 homicídios no período. Os números são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).