Categories: Meio Ambiente

Quase 70 casas serão retiradas das margens de rio

Bruno Lyra
Conceição Nascimento

Técnica da empreiteira com moradores ribeirinhos que deverão ser removidosTécnica da empreiteira com moradores ribeirinhos que deverão ser removidos
Técnica da empreiteira com moradores ribeirinhos que deverão ser removidos

Após a retomada das obras de dragagem do Rio Jacaraípe, a prefeitura da Serra confirmou que 66 imóveis serão retirados das margens do manancial.

O projeto que revela detalhes das desapropriações será apresentado aos moradores das comunidades do entorno da obra, em reunião nesta sexta-feira (10), às 20h, no Centro de Vivência de São Patrício.

As informações são do assessor especial da prefeitura, João Nardotto.

Quanto à situação das famílias afetadas, Nardotto diz que cada caso será analisado separadamente, para saber se a família irá para o aluguel social ou incluída em algum programa de habitação tocado pelo município.

“Em casos onde couber, haverá indenização, desde que observados os aspectos legais”, frisou.

O assessor disse ainda que os custos da remoção das casas e posterior recuperação ambiental dos mangues e matas ciliares devastados pela obra não estão incluídos no contrato de R$ 10 milhões com a empreiteira Ônix, a responsável pela dragagem.

 

Disparidade

Manguezal devastado para a dragagem do rio em Parque Residencial JacaraípeManguezal devastado para a dragagem do rio em Parque Residencial Jacaraípe
Manguezal devastado para a dragagem do rio em Parque Residencial Jacaraípe

Quando foi anunciada a obra, falou-se sobre a retirada de mais de 300 residências. O número foi abaixando até chegar ao anúncio das 66. A falta de informação gerou questionamentos nas comunidades atingidas.

Agora a preocupação é com a aproximação do período chuvoso. Segundo o presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras do Rio Jacaraípe, Jean Carlo Cassiano, a expectativa é que a reunião de hoje possa tirar as dúvidas das comunidades ribeirinhas.

Também são esperadas outras lideranças comunitárias dos bairros ao longo do rio.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

16 minutos atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

2 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

2 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

2 horas atrás

Após ordem do MP, quiosques de Nova Almeida tem até sábado (5) para serem desocupados

Após ordem do Ministério Público, a Prefeitura da Serra estabeleceu o prazo até este sábado (5) para a desocupação dos…

2 horas atrás

Caneg 223° traz o tema “A Arte da Gestão”

Foto: divulgação No dia 09 de abril (quarta-feira), a partir das 07h40, o Steffen Centro de Eventos recebe mais uma…

2 horas atrás