Categories: Economia

Quase cinquentão, Civit I ainda tem áreas vazias

POLO é o pioneiro na industrialização da Serra e fica entre os bairros Barcelona, Maringá , Porto Canoa e a lagoa Jacuném. Foto: Divulgação

Por Ayanne Karoline

Fundado há 46 anos, o polo industrial do Civit I ainda tem áreas vazias.  Isso porque existem alguns lotes que ainda não foram ocupados, apesar de todas as áreas disponíveis já terem sido comercializadas. É que algumas estão com ações  na Justiça para retomada, por inadimplência técnica e/ou financeira.

“Precisamos esperar a sentença favorável para que  essas áreas voltem para a Suppin (Superintendência de Polarização de Projetos Industriais) para somente depois serem vendidas”, afirmou a gerente de Comercialização da Suppin, Maria Emília Braun. Por dependerem de sentenças judiciais, Maria Emília não deu previsão de quando essas áreas estarão disponíveis para outros interessados.

A Suppin não informou o número exato de empresas em funcionamento no Civit I, que fica localizado próximo aos bairros Barcelona, Porto Canoa e Maringá, às margens da lagoa Jacuném. Mas o vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) na Serra, José Carlos Zanotelli, adiantou que 30% dos 12 mil empregos gerados em atividade industrial no município estão neste polo, o que dá 3,6 mil vagas de trabalho.

Com um conceito de bairro industrial e, aliado às proximidades de grandes complexos industriais, como o de Tubarão e ArcelorMittal, o Civit se tornou grande oportunidade para os fornecedores de bens e serviços. Entre as atividades desenvolvidas no polo, a maioria é proveniente de indústrias de mármores e granitos, químicas e abrasivos, engenharias e montagens, plásticos e espumas, metal mecânica, transportes e serviços.

“O  polo  Civit I é o mais estratégico do ponto de vista empresarial  em nossa região, pelo seu histórico e por ali ter sido iniciado o maior projeto de ocupação industrial organizada em uma área que serviu como atrativo para centenas de empreendimentos, que foram e ainda são importantes dentro do contexto do desenvolvimento  sustentável  da Serra”, destaca o presidente da Associação de Empresários da Serra (Ases), Antônio Geraldo de Lima.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Drogas são apreendidas dentro de máquina de lavar na Serra

Reprodução ROMU Agentes da Guarda Civil Municipal da Serra apreenderam drogas e munições numa máquina de lavar roupa numa casa…

14 horas atrás

Fim de semana nublado na Serra

A sábado amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida Mais um fim de semana se inicia nesta sábado (16)…

18 horas atrás

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

1 dia atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

1 dia atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

1 dia atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

2 dias atrás