Por Ayanne Karoline
Fundado há 46 anos, o polo industrial do Civit I ainda tem áreas vazias. Isso porque existem alguns lotes que ainda não foram ocupados, apesar de todas as áreas disponíveis já terem sido comercializadas. É que algumas estão com ações na Justiça para retomada, por inadimplência técnica e/ou financeira.
“Precisamos esperar a sentença favorável para que essas áreas voltem para a Suppin (Superintendência de Polarização de Projetos Industriais) para somente depois serem vendidas”, afirmou a gerente de Comercialização da Suppin, Maria Emília Braun. Por dependerem de sentenças judiciais, Maria Emília não deu previsão de quando essas áreas estarão disponíveis para outros interessados.
A Suppin não informou o número exato de empresas em funcionamento no Civit I, que fica localizado próximo aos bairros Barcelona, Porto Canoa e Maringá, às margens da lagoa Jacuném. Mas o vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) na Serra, José Carlos Zanotelli, adiantou que 30% dos 12 mil empregos gerados em atividade industrial no município estão neste polo, o que dá 3,6 mil vagas de trabalho.
Com um conceito de bairro industrial e, aliado às proximidades de grandes complexos industriais, como o de Tubarão e ArcelorMittal, o Civit se tornou grande oportunidade para os fornecedores de bens e serviços. Entre as atividades desenvolvidas no polo, a maioria é proveniente de indústrias de mármores e granitos, químicas e abrasivos, engenharias e montagens, plásticos e espumas, metal mecânica, transportes e serviços.
“O polo Civit I é o mais estratégico do ponto de vista empresarial em nossa região, pelo seu histórico e por ali ter sido iniciado o maior projeto de ocupação industrial organizada em uma área que serviu como atrativo para centenas de empreendimentos, que foram e ainda são importantes dentro do contexto do desenvolvimento sustentável da Serra”, destaca o presidente da Associação de Empresários da Serra (Ases), Antônio Geraldo de Lima.
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…
O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…
A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…
Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…
A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…
Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…